Geraldo Magela fala sobre seus projetos caso seja indicado como pré-candidato ao GDF pelo PT
O Partido dos Trabalhadores decidirá nos próximos dias 13 e 14 de maio se a sigla terá candidatura própria ao governo do Distrito Federal. Caso fique acertado a candidatura, o partido terá que escolher entre o ex-deputado federal Geraldo Magela e a sindicalista Rosilene Corrêa, pois ambos colocaram os nomes à disposição da sigla para concorrer ao Palácio do Buriti nas eleições de outubro.
Geraldo Magela, concedeu entrevista a nossa reportagem e falou sobre como seria um governo em sua gestão caso fosse indicado a concorrer. Ele começou a defendendo a melhoria da saúde pública que, em suas palavras, se encontra um “caos”.
“A primeira coisa que eu farei é colocar mais servidores da saúde atendendo em todo o Distrito Federal. Nós vamos extinguir o Iges-DF, vamos voltar a ter um sistema de gestão público, podendo até ter uma nova fundação, mas o Iges-DF tem que acabar, porque ele se transformou num antro de corrupção”, afirma Magela.
Caso seja candidato, uma de suas propostas de campanha será a de visitar uma vez por semana algum espaço público voltado à saúde, como hospitais, centros de saúde, UPAs e outros. “Vamos ampliar o atendimento de saúde nas casas das pessoas, com o programa Saúde em Casa, Carreta da Saúde, com a criação de UPAs. Sem dúvida, a saúde pública será a minha prioridade absoluta”, garantiu.
Transporte público
Por ter tido experiência ao trabalhar como secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Magela diz conhecer os principais entraves do serviço público da capital federal. Um deles, afirma, é o transporte público, que não oferece nenhuma qualidade aos passageiros.
“Vamos trabalhar para dobrar o número de ônibus. Não vai ser uma lata de sardinha, vai ser um ônibus com qualidade para as pessoas com dignidade seja, para escola, o trabalho, passeio, ou aonde for”, pontou o Magela.
Segundo o ex-deputado federal, haverá também investimento no metrô e no BRT. “Onde não for possível levar o metrô, nós vamos levar o BRT para melhorar o transporte público para quem trabalha, estuda e precisa deslocar todos os dias”, afirmou.
Emprego
O mesmo ocorrerá no segmento da geração de emprego e renda. Hoje, com mais de 250 mil desempregados, segundo dados da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), o DF, diz Magela, precisa ampliar suas fontes de renda. Acompanhado por um programa de alcance nacional, que seria tocado por um governo de Luíz Inácio Lula da Silva, o possível pré-candidato explica que faria no governo local programa de incentivo a geração de emprego, com a proposta de gerar 100 mil empregos em quatro anos. Um dos eixos desse programa seria ligado ao turismo.
“Nós temos as melhores condições para que essa cidade desenvolva o turismo. O turismo é a vocação econômica para o DF. Nós podemos vender a imagem positiva de Brasília para o país inteiro. Turismo cívico, ecológico, religioso. É uma indústria nova que não polui e gera inúmeras oportunidades”, ressalta.
Vulnerabilidade
Ao comentar sobre a situação da pobreza no DF e no país – estudos feitos pela Tendência Consultorias e MB Associados apontaram o aumento da pobreza e da miséria no Brasil, sendo que mais da metade da população está nas classes D e E, vivendo no máximo R$ 2,9 mil de renda domiciliar – o ex-deputado federal enfatizou que a miséria e pobreza voltaram aos lares brasileiros.
No DF, segundo ele, o número de pessoas em situação de rua e de famílias desalentadas também aumentou. “Nós precisamos construir programas que junte capacitação profissional, geração de emprego e renda, e atenção social às famílias que precisam. A capacitação profissional é importante, pois dá autonomia ao trabalhador que passa a ter uma profissão qualificada.”
Lula e DF
Conforme mostram as pesquisas de intenção de voto, o ex-presidente Lula está na frente e deve ser o grande favorito nas eleições deste ano. Com isso, explica Magela, a eleição no DF será também decidida entre um candidato de direita, que provavelmente será o atual governador Ibaneis Rocha (MDB), e um candidato de esquerda ou centro-esquerda.
“Tenho certeza que o povo do DF pode sonhar, pois vai ser muito bom ter o Lula ali no Planalto e o Magela ali no Buriti. Porque nós vamos trabalhar juntos. É claro que nós precisamos ser aprovados pelo nosso partido, mas eu sei que já podemos falar para a população que é possível, e acreditar no sonho é melhor ainda”, afirmou.
Brasília e Ceilândia
Por fim, Magela fez questão de parabenizar Brasília pelos seus 62 anos de fundação e Ceilândia pelos seus 51 anos de nascimento. “A melhor coisa que o DF tem é o povo. Aqui nós temos pessoas que vêm de todos os estados do país. Brasília é a síntese do povo brasileiro. Aqui nós nos encontramos todos. Eu não tenho dúvida de que quem merece os cumprimentos, os parabéns, e que é a melhor parte de Brasília, é o seu povo”, disse.
Siga nossas redes sociais
Site: https://www.ceilandiaemalerta.com.br/
Site: https://jornaltaguacei.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/CeilandiaEmAlerta/
Facebook: https://www.facebook.com/jtaguacei/
Facebook: www.facebook.com/jeova.rodriguesneves
Twitter: https://twitter.com/JTaguacei
Instagram: https://www.instagram.com/p/B7dbhdLH46R/?igshid=1xg5rkqaqkuka
YouTube:https://www.youtube.com/channel/UCPu41zNOD5kPcExtbY8nIgg?view_as=subscriber