Ir para o conteúdo
Casa Saúde Pública Brasília será primeira cidade do Centro-Oeste com botão de emergência na Uber ligado ao 190
Saúde Pública

Brasília será primeira cidade do Centro-Oeste com botão de emergência na Uber ligado ao 190

Compartilhar
Compartilhar

O botão de segurança do aplicativo da Uber agora será integrado ao Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob), da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), com o objetivo de agilizar a resposta da Polícia Militar do DF (PMDF) em situações críticas.

A iniciativa foi oficializada nesta quinta-feira (24), durante assinatura de Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre a SSP-DF e a empresa privada. Com a integração, ao acionar o botão de emergência no aplicativo, usuários e motoristas compartilham automaticamente com as forças de segurança a localização em tempo real e dados da viagem — como placa, modelo, cor do veículo e informações do usuário e do condutor. O sistema funciona por meio da empresa RápidOS, que interliga a Uber ao Ciob.

O Distrito Federal é a primeira unidade da Federação da Região Centro-Oeste a contar com a integração do aplicativo da Uber ao canal de emergência 190. “O DF tem uma política inovadora de proteção. Temos os melhores índices de segurança pública da história e sermos referência na segurança dos aplicativos é, com certeza, uma grande alegria”, destacou a vice-governadora Celina Leão, durante a cerimônia.

“Com base nessas informações, vamos conseguir rastrear o veículo de imediato. Mesmo que o dispositivo seja descartado, ainda teremos o registro do local onde isso ocorreu, o que facilita a atuação da Polícia Militar”, explicou o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar. Ele afirmou ainda que a parceria é um passo importante para a segurança na capital e pode servir de modelo para outras empresas.

Para a comandante da PMDF, Ana Paula Habka, a integração contribui com o trabalho da corporação. “A PMDF está sempre em apoio aquilo que a gente faz de melhor, que é a segurança. Mas para isso é muito importante que a gente se una com a sociedade civil, os equipamentos privados e a segurança pública. A gente agindo juntos, termina um papel melhor que é dar segurança tanto ao trabalhador, quanto ao usuário da Uber”, destaca.

Como vai funcionar

O botão de emergência — representado por um escudo — aparece para motoristas e usuários assim que a corrida começa, durante todo o trajeto. Ao selecionar a opção “Ligar para a Polícia”, o sistema encaminha, de forma automática, os dados do veículo, do motorista e a localização exata da ocorrência para a central de segurança. Em seguida, o usuário realiza a ligação para relatar a situação, já contando com o suporte das informações enviadas previamente.

A ferramenta utiliza sinais de GPS e redes Wi-Fi, captados pelo celular, para identificar com maior precisão o posicionamento dos dispositivos. “Nada muda para o usuário e para o motorista. Ambos continuam usando o mesmo aplicativo. A única diferença é que agora, quando ele ligar para o 190 através do aplicativo, a polícia vai receber um dado ainda mais importante, que é a localização e dados daquela viagem”, explica o gerente de Comunicação para Assuntos de Segurança da Uber no Brasil, Yuri VillaCorta.

O usuário que tiver a solicitação de viagem feita por um terceiro, também consegue fazer a solicitação de emergência. “Hoje, quando você vai pedir uma viagem para uma outra pessoa, há uma ferramenta que possibilita que aquela tenha acesso como usuário ativo e também consiga ligar para polícia”, acrescenta Villacorta.

Capacitação e proteção de dados

O acordo prevê também a adaptação tecnológica dos sistemas, capacitação de agentes de segurança e respeito integral à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). A iniciativa reforça o compromisso do Governo do Distrito Federal (GDF) com o uso de soluções tecnológicas avançadas para a prevenção de crimes, a proteção da vida e a promoção de um ambiente urbano mais seguro.

Com informações da Agência Brasília

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Feira do Produtor de Ceilândia completa 28 anos e se firma como um dos maiores centro de distribuição de alimentos do DF

    Feira do Produtor de Ceilândia completa 28 anos e se firma como um dos maiores centro de distribuição de alimentos do DF

    No ano de 1997, quando a Feira do Produtor de Ceilândia foi instalada na região onde ela se encontra atualmente, dificilmente poderíamos imaginar que o espaço se tornaria em dos maiores centros de distribuição de alimentos do Distrito Federal. Com cerca de 154 mil metros quadrados, em uma área privilegiada, que conta com estacionamentos e…

  • INSS: acordos com 10 entidades foram assinados em gestões anteriores

    INSS: acordos com 10 entidades foram assinados em gestões anteriores

    A Previdência Social destacou que, das 11 entidades investigadas pela CGU, apenas uma teve acordo assinado em 2023, ou seja, no governo Lula O Ministério da Previdência Social (MPS), chefiado por Carlos Lupi, apresentou, nesta sexta-feira (25/4), nota oficial na qual destaca que, das 11 entidades investigadas pela Controladoria-Geral da União (CGU), apenas uma teve acordo assinado em…

  • Lula e autoridades brasileiras vão ao velório do Papa Francisco

    Lula e autoridades brasileiras vão ao velório do Papa Francisco

    O presidente, ministros e outras autoridades visitaram nesta sexta-feira (25/4) a Basílica de São Pedro, no Vaticano, onde o corpo do pontífice está sendo velado O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve nesta sexta-feira (25/4) no velório do Papa Francisco no Vaticano. Ele viajou a Roma, na Itália, para participar das cerimônias fúnebres, principalmente do…

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Casos de meningite caem 14% no DF em 2024 com aumento da vacinação

O Distrito Federal registrou 333 casos suspeitos de meningite em 2024, sendo...

Entidades reagem a vetos de terapias hormonais para menores

A Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) publicou nota de repúdio...

Caderneta de Saúde da Criança ganha versão digital; saiba como acessar

O Ministério da Saúde lançou, nesta quinta-feira (10), a Caderneta Digital de Saúde...

Bronquiolite é a principal causa de internação por infecção respiratória em menores de 1 ano

Com a chegada das estações mais frias, os atendimentos por doenças respiratórias...