Ir para o conteúdo
Casa STF Política Governo Comitiva de Lula para funeral do papa terá mais parlamentares que ministros
Governo

Comitiva de Lula para funeral do papa terá mais parlamentares que ministros

Compartilhar
Compartilhar

O presidente Lula (PT) e a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, embarcam nesta quinta-feira (24) para o funeral do papa Francisco, morto na segunda-feira (21), com uma comitiva formada por mais 18 pessoas. A maior parte dos convidados é de parlamentares.

Além do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Luís Roberto Barroso, Lula levará ao Vaticano os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). Além deles, embarcarão sete deputados e três senadores.

Há mais parlamentares do que ministros na comitiva do presidente. Entre os auxiliares de Lula, estão Mauro Vieira (Relações Exteriores), Ricardo Lewandowski (Justiça), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário) e Macaé Evaristo (Direitos Humanos).

Este é o segundo funeral de um papa a que Lula comparece. Em 2005, em seu primeiro mandato, ele embarcou com 16 pessoas para o velório de João Paulo 2°.

A comitiva daquela viagem foi composta por sete líderes de diferentes religiões. Eles viajaram no avião oficial do presidente. Também estavam no voo os ex-presidentes da República Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) e José Sarney (1985-1990).

O ex-presidente Itamar Franco (1992-1994), na época embaixador do Brasil na Itália, já estava em Roma. Além dos religiosos e dos ex-presidentes, estiveram no mesmo avião Severino Cavalcanti (PP-PE), então presidente da Câmara, Renan Calheiros (MDB-AL), presidente do Senado, e Nelson Jobim, presidente do STF.

O grupo teve ainda a presença do líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (hoje presidente do BNDES), do chefe de gabinete da presidência, Gilberto Carvalho, do ministro Celso Amorim (Relações Exteriores) e da então primeira-dama, Marisa Letícia.

O governo não enviou uma grande comitiva para o funeral papa emérito Bento 16, morto em 2022, dez anos depois de renunciar ao papado. Lula não compareceu e enviou como representante o encarregado de negócios na Santa Sé, Alexandre Campello de Siqueira.

O funeral de Bento 16 foi de menor dimensão em comparação com outras cerimônias, tendo em vista que Bento já não era mais papa na época de sua morte. Outros líderes mundiais como Emmanuel Macron, da França, e Joe Biden, então presidente dos Estados Unidos, também enviaram representantes em seus lugares.

Bento 16 morreu no dia 31 de dezembro de 2022. Quando tomou posse no dia seguinte, Lula decretou luto oficial de dois dias. No caso de Francisco, foram sete.

A missa do funeral do papa Francisco foi confirmada para sábado (26), às 5h no horário de Brasília, na praça São Pedro. O corpo do papa estava sendo velado na capela da Casa Santa Marta, onde morava. O caixão foi levado na manhã desta quarta para a basílica, onde, depois de cerimônias internas, teve início a visitação dos fiéis, que dura até sexta-feira (25).

Lula e Janja devem sair do Brasil por volta das 22h desta quinta e retornar no sábado, após a cerimônia prevista pela manhã no Vaticano com autoridades mundiais. Eles ficarão hospedados no Palazzo Pamphilj, que sedia a embaixada do Brasil em Roma, localizado na Piazza Navona.

Há expectativa que a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) também compareça ao funeral, mas ela não faz parte da comitiva oficial que sai de Brasília e cuja lista de integrantes foi divulgada pelo Palácio do Planalto. Dilma preside o Novo Banco de Desenvolvimento, conhecido como Banco do Brics.

VEJA A COMITIVA DE LULA EM VIAGEM PARA O FUNERAL DO PAPA:

Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal;
Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores;
Ricardo Lewandowski, ministro da Justiça e Segurança Pública;
Paulo Teixeira, ministro do Desenvolvimento Agrário;
Macaé Evaristo, ministra dos Direitos Humanos;
Senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), presidente do Senado;
Deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), presidente da Câmara;
Senador Renan Calheiros (MDB-AL);
Senadora Leila Barros (PDT-DF);
Senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS);
Deputado Luis Tibé (Avante-MG);
Deputado Odair Cunha (PT-MG);
Deputado Padre João (PT-MG);
Deputado Reimont (PT-RJ);
Deputado Luiz Gastão (PSD-CE);
Deputado Dagoberto Nogueira (PSDB-MS);
Deputada Professora Goreth (PDT-AP);
Celso Amorim, assessor especial do presidente da República.

Com informações do Jornal de Brasília

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Evento automotivo, Clube de Leitura e brechó sustentável marcam programação do fim de semana

    Evento automotivo, Clube de Leitura e brechó sustentável marcam programação do fim de semana

    Agenda cultural inclui atrações gratuitas em vários pontos do DF; no domingo, população também pode aproveitar entrada liberada no Zoo e no Jardim Botânico, além de transporte público gratuito Brasília reserva um fim de semana repleto de atrações gratuitas. Além dos programas Lazer para Todos, que garante entrada liberada no Jardim Botânico e no Zoológico…

  • Consignado CLT: saiba como fazer empréstimos diretamente com os bancos

    Consignado CLT: saiba como fazer empréstimos diretamente com os bancos

    Além disso, quem tem algum empréstimo consignado ativo também pode optar por migrar para o novo modelo a partir desta sexta-feira (25/4) A partir desta sexta-feira (25/4), o crédito consignado para trabalhadores sob o regime de Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) pode ser contratado diretamente pelos canais eletrônicos dos bancos habilitados. O governo federal liberou a…

  • Cartas secretas, prisão e Chico Buarque: os bastidores da aproximação entre o papa Francisco e Lula

    Cartas secretas, prisão e Chico Buarque: os bastidores da aproximação entre o papa Francisco e Lula

    Aproximação entre Lula e o papa envolveu reuniões no Vaticano, delicadas costuras diplomáticas, toques de filmes de espionagem e contou até com a participação do compositor Chico Buarque. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estava preso havia pouco mais de um ano quando, em maio de 2019, veio à tona uma carta enviada a ele…

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Descontos ilegais de aposentados do INSS serão devolvidos, diz governo

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não...

Presidente do INSS é exonerado após suspeita de fraudes 

A exoneração do presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto,...

Lula aceita indicação e presidente da Telebras vai assumir Comunicações

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aceitou a nova indicação do...

Governo buscará retomar pauta de regulação das redes no Congresso

O governo federal vai tentar uma nova aproximação com o Congresso nas...