youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Chico Vigilante, que fez toda sua carreira na luta sindical, aconselha governador Ibaneis: ‘não se resolve greve com Justiça’; professores encerraram paralisação nesta quinta (25)

By  |  0 Comments

O deputado distrital Chico Vigilante (PT) disse, em sessão da Câmara Legislativa, desta quarta-feira (24), que o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), “erra” ao tratar a greve dos professores no âmbito judicial. Segundo ele, a medida adotada pelo governo de judicializar uma situação que poderia ser resolvida “numa mesa de negociação” mostra que a atual gestão tem “ódio dos professores” e quer “acabar com o sindicato” da categoria.

“Eu nunca vi uma greve ser tratada com a truculência que o governador do Distrito Federal está tratando a greve dos professores. É bom que o governo do Distrito Federal tome conhecimento que não se resolve greve com Justiça, indo aos tribunais. Se resolve numa mesa de negociação falando a verdade, mostrando os números, e conversando com os trabalhadores”, diz o distrital.

Vigilante lembrou que a greve é um recurso utilizado pelos trabalhadores como “último recurso” e que data de uma paralisação não pode ser determinada através do consentimento da Justiça, pois, caso contrário, isso estaria ferindo direitos básicos dos trabalhadores, como a liberdade de autonomia sindical e a própria greve. ‘“É o trabalhador que escolhe a data de fazer greve, não é juiz. Ninguém gosta de fazer greve por fazer greve. Se faz greve é porque é o último recurso que se tem”, afirma.

O distrital lembra que as medidas adotadas pela Justiça contra os professores e apoiadas pelo governo – multa diária de R$ 300 mil e o bloqueio das contas do sindicato da categoria – foi o que levou os distritais a trancarem a pauta para matérias do Executivo.

“A gente não tolera, em hipótese nenhuma, injustiça. E o que está sendo feito com os educadores do DF é injustiça. E injustiça é inaceitável numa sociedade pretensamente democrática. Portanto, toda a minha solidariedade e apoio aos professores e professoras que estão em greve”, disse Vigilante.

Fim da paralisação

Os professores decidiram encerrar a greve na manhã desta quinta-feira (25), durante a quinta assembleia dos profissionais, ocorrida em frente ao Eixo Cultural Ibero-Americano.

A paralisação foi encerrada depois da reunião entre os representantes do Sindicato dos Professores (Sinpro-DF), nessa quarta-feira (24/5), e o Governo do Distrito Federal (GDF). No encontro, o governo propôs alternativas para o encerramento da greve. Na rodada de negociações, o Executivo local ofereceu novamente a incorporação da Gratificação de Atividade Pedagógica (Gaped) à remuneração de profissionais da ativa, aposentados e pensionistas.

ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604 / (61) 9 9173-4336.

Jornalista

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *