Ir para o conteúdo
Casa DF Distrito Federal Audiências de custódia liberaram 46 homicidas em 1 ano e meio no DF
Distrito Federal

Audiências de custódia liberaram 46 homicidas em 1 ano e meio no DF

Compartilhar
Compartilhar

Além dos 46 homicidas, mais de 9,5 mil pessoas acusadas de cometer violência doméstica foram liberadas da prisão após audiência de custódia

Entre 2024 e 2025, pelo menos 46 pessoas acusadas de homicídio foram soltas em liberdade provisória após passarem por audiência de custódia no Distrito Federal. Os dados são do Tribunal de Justiça do DF (TJDFT).

Obrigatória e prevista em pactos internacionais de direitos humanos, a audiência de custódia serve para analisar a legalidade da prisão e a necessidade de mantê-la ou não. Todos os presos em flagrante passam por esse processo.

Além dos 46 homicidas, mais de 9,5 mil pessoas acusadas de cometer violência doméstica foram liberadas da prisão após audiência de custódia.

Ainda segundo os dados do TJDFT, entre os 356 presos por homicídio que passaram pela audiência, 305 tiveram a prisão convertida em preventiva entre 2024 e 2025. Dos 46 soltos no período, 10 foram liberados neste ano.

Violência contra a mulher

Em relação aos crimes de violência contra a mulher no mesmo período, o TJDFT registrou 14,2 mil detenções. Desse total, 9,5 mil dos suspeitos foram liberados após audiência de custódia.

Em 2024, um homem foi preso pela segunda vez por perseguir a ex-namorada. Após a primeira prisão, ele acabou solto na audiência e veio a cometer o crime novamente.

Outros 108 foram contemplados com relaxamento de prisão — o que ocorre quando a detenção é considerada ilegal pela autoridade judiciária.

Crimes de trânsito

Considerando crimes de trânsito que envolvam ou não mortes, o número de cadeias realizadas chegou a 817 entre 2024 e 2025. Dessas, 774 receberam liberdade provisória.

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Compartilhar
Compartilhado por
Jeová Rodrigues

Jornalista

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Corrida Tiradentes 2025 reúne três mil participantes

O evento também arrecadou mais de 12 toneladas de alimentos em celebração...

Biblioteca Braille em Taguatinga oferece aulas de forró para pessoas com deficiência visual

Projeto da Associação Brasiliense de Deficientes Visuais (ABDV) ocorre às segundas-feiras e...

Bomba no ministério: artefato levado por homem projetava pregos

Uma das supostas bombas caseiras levadas por Flávio Pacheco ao Ministério de...

Fogo e falha: Metrô-DF teve de parar circulação quase 50 vezes em 2025

Companhia registrou 48 incidentes notáveis de janeiro a abril deste ano. Número...