Ir para o conteúdo
Casa Brasil Governo comemora condenação de torcedores por racismo contra Vini Jr.
Brasil

Governo comemora condenação de torcedores por racismo contra Vini Jr.

Compartilhar
Compartilhar

Ministério Público da Espanha homologou a sentença contra cinco torcedores do Valladolid por ataques racistas contra Vini Jr.

Ministério das Relações Exteriores informou, neste sábado (24/5), que recebeu com “satisfação” a condenação de cinco torcedores do Valladolid, da Espanha, por ataques racistas a Vini Jr., atacante do Real Madrid.

O Ministério Pública da Espanha homologou, nesta semana, a sentença de condenação de um ano de prisão para os cinco torcedores responsáveis pelos ataques. O caso aconteceu em dezembro de 2022, durante uma partida da LaLiga.

“Essa decisão de primeira instância representa marco importante na luta contra o racismo e a discriminação racial, por constituir a primeira sentença condenatória proferida na Espanha a reconhecer, como crime de ódio, manifestações de violência racista em estádios de futebol”, disse o governo brasileiro por meio de nota.

Durante a partida da LaLiga, os torcedores chamaram Vini Jr. de “negro de merda” e imitaram um macaco. Para o Tribunal de Valladolid houve “clara intenção de humilhar e ferir a dignidade do jogador por óbvias razões racistas”. O caso foi julgado como crime de ódio.Play Video

O Itamaraty destacou a atuação do governo brasileiro em cooperação com a gestão da Espanha para combater atos e manifestações racistas. “O Brasil reitera seu firme compromisso com o combate a todas as formas de discriminação e com a promoção da igualdade racial, e considera a decisão um passo relevante nessa luta no ambiente esportivo.”

Vini Jr. é alvo recorrente de ataques racistas na Espanha. O último episódio aconteceu em fevereiro, quando dois torcedores “proferiram gritos e realizaram gestos de caráter xenófobo e racista dirigidos ao jogador” na partida contra a Real Sociedad, pela Copa do Rei.

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Compartilhar
Compartilhado por
Jeová Rodrigues

Jornalista

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Companhia aérea descumpre liminar para transportar cachorro e voo é cancelado

Além do cancelamento, houve o atraso na decolagem dos dois voos seguintes...

Brasil registra 10 mil casos e quatro mortes por oropouche em 2025; veja cuidados

As primeiras mortes pela doença no mundo foram registradas no País em...

PF tenta corrigir falhas no controle dos CACs

Lacunas do Exército, apontadas em relatórios do Tribunal de Contas da União,...

Lula sobre Salgado: “Fotógrafo muito especial, que o planeta Terra produziu”

Presidente reverencia o artista, morto aos 81 anos, e enfatiza o legado...