Ex-deputado federal Geraldo Magela acompanha votação, no Senado, da retirada do Fundo Constitucional do DF do arcabouço fiscal
A votação do arcabouço fiscal no Senado, na última quarta-feira (21), contou com a presença do ex-deputado federal Geraldo Magela (PT). Em apoio à bancada do Distrito Federal no Senado, o ex-deputado foi um dos que participou das negociações com o relator da matéria, o senador Osmar Aziz (PSD-MA), para que o fundo fosse retirado do relatório final apresentado na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.
“Eu tenho convicção que o Senado retirar o fundo deste projeto”, disse Magela, horas antes do texto ser aprovado na comissão, resguardando o fundo fora do arcabouço. “É uma grande vitória de todos nós, é uma grande vitória da população do Distrito Federal. Vamos continuar lutando até à vitória final”, afirmou Magela.
Depois de aprovado no Senado, o texto do arcabouço fiscal voltou para a Câmara dos Deputados e deverá ser votado na primeira semana de julho. Os deputados, senadores e demais autoridades do DF, continuam conversando, agora com o relator da matéria na Câmara, Cláudio Cajada (PP-BA), para que o fundo permanece de fora do texto final.
O Fundo Constitucional do DF é destinado ao custeio da educação, saúde e segurança pública da capital federal. Caso ele fique dentro do arcabouço, levantamento feito pelo Governo do DF, mostra que, em 10 dez anos, o DF perderia R$ 80 bilhões em sua arrecadação.
Planaltina
Magela também participou de uma plenária na sede do Partido dos Trabalhadores em Taguatinga. Na ocasião, o deputado disse que o PT, a partir de agora, com Lula na presidência, precisa realizar três tarefas, que ele classificou como “grandes desafios”.
A primeira tarefa, segundo Magela, seria de “reorganizar e reerguer” o partido, fazer com ele volte a ter “a força, o vigor e a capacidade de intervenção” que é preciso ter neste momento de reconstrução do Estado brasileiro.
O segundo desafio, de acordo com o petista, trata-se de um problema local, que seria a oposição ao governo de Ibaneis Rocha (MDB). De acordo com Magela, é momento de mostrar que as falhas do governo de Ibaneis é agora. “É pior governo que o DF já teve”, sentencia. “(A gestão de Ibaneis fez) túneis e viadutos, mas abandona a cidade, abandona a segurança, a educação”, destaca o ex-deputado federal.
Por último, o terceiro desafio é fazer com que a militância do PT passe a ter maior presença nas “ruas e nas redes” para dar visibilidade as ações do governo e também se organizar para “defender o governo Lula”.
“Lula voltou com a esperança, com a felicidade, com a prosperidade, com a paz para o povo brasileiro. E nós do PT precisamos defender o nosso governo; os petistas e as petistas precisam ocupar as redes e as ruas, reorganizar o PT e fazer oposição ao Ibaneis e defender o governo Lula”, diz Magela.
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.