youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

STF forma maioria para permitir símbolos religiosos em órgãos públicos

By  |  0 Comments

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria, na tarde desta segunda-feira (25), para permitir que símbolos religiosos sejam fixados em órgãos públicos. De acordo com o entendimento da Corte, os símbolos podem ser colocados desde que tenham ligação com a manifestação da cultura nacional.

O debate ocorreu após uma ação do Ministério Público Federal, que questiona a constitucionalidade deste tipo de exposição, tendo em vista que a legislação brasileira considera o Estado laico, ou seja, que não tem preferência por nenhuma religião. O julgamento ocorre no plenário virtual – espaço eletrônico onde os ministros podem registrar os votos.

A análise do caso começou no dia 15 deste mês e segue até o dia 26. Até o prazo final, os magistrados podem alterar os votos, ou pode ter algum pedido de vista, ou seja, de mais tempo para analisar o caso. O relator do processo é o ministro Cristiano Zanin.

Para Zanin, não existe violação da Constituição, pois as religiões fazem parte da formação cultural do povo brasileiro. “A presença de símbolos religiosos em prédios públicos, pertencentes a qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, desde que tenha o objetivo de manifestar a tradição cultural da sociedade brasileira, não viola os princípios da não discriminação, da laicidade estatal e da impessoalidade“, afirma ele.

Votaram no mesmo sentido os ministros Flávio Dino, André Mendonça, Dias Toffoli e Gilmar Mendes. No próprio plenário do Supremo existe um crucifixo fixado na parede, em referência ao cristianismo. A decisão do Supremo tem repercussão geral, e deve ser seguida por todos os tribunais do país.

Com informações do portal Metrópoles

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • IPTU terá atualização de 4,09% para o exercício de 2025

    IPTU terá atualização de 4,09% para o exercício de 2025

    A Câmara Legislativa tem até 15 de dezembro para votar a atualização dos valores do Imposto sobre a Propriedade Territorial Predial Urbana (IPTU) para 2025. A proposta, que pode ir a plenário já nesta terça-feira (26) a depender do acordo do Colégio de Líderes da Casa, atualiza o valor do tributo em 4,09% em relação…

  • Prazo para apresentação de projetos da Lei de Incentivo ao Esporte termina no dia 30

    Prazo para apresentação de projetos da Lei de Incentivo ao Esporte termina no dia 30

    O prazo para a apresentação de projetos voltados à Lei de Incentivo ao Esporte do Distrito Federal (LIEDF) encerra-se no próximo dia 30. A legislação, regida pela lei nº 6.155/2018 e pelo decreto nº 44.738/2023, permite que empresas destinem recursos a iniciativas esportivas em troca de deduções fiscais em tributos como o ISS e o…

  • STF forma maioria para permitir símbolos religiosos em órgãos públicos

    STF forma maioria para permitir símbolos religiosos em órgãos públicos

    O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria, na tarde desta segunda-feira (25), para permitir que símbolos religiosos sejam fixados em órgãos públicos. De acordo com o entendimento da Corte, os símbolos podem ser colocados desde que tenham ligação com a manifestação da cultura nacional. O debate ocorreu após uma ação do Ministério Público Federal,…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *