youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Temer compara atos do 8/1 a protestos contra reforma da Previdência e minimiza participação de militares em plano de golpe

By  |  0 Comments

O ex-presidente Michel Temer (MDB) comparou os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado com as manifestações contra a reforma da Previdência, organizadas por centrais sindicais durante sua gestão. As declarações foram feitas nesta segunda-feira (25), durante um evento promovido pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), em São Paulo.

Segundo a Folha de S. Paulo, Temer classificou a situação atual do Brasil como marcada por uma “radicalização” e, ao falar sobre o episódio mais recente, associou-o a protestos ocorridos em seu governo. “Invadiram prédios agora em 8 de janeiro. Mas vocês se lembram que no meu governo, quando nós cuidávamos da reforma da Previdência, as centrais sindicais mandaram 1.600 ônibus lá, que incendiaram ministérios, tentaram invadir o Congresso, viraram carros, queimaram carros”, disse o ex-presidente.

Ele relembrou que, à época, foi sugerida uma ação das Forças Armadas para conter os atos, mas o cenário foi pacificado em poucas horas. “Seis horas [da tarde] terminou tudo. Houve noticiário à noite e no dia seguinte de manhã. Mas, quando deu meio-dia, a imprensa me entrevistou, e eu disse: se o episódio é de ontem, ontem é passado. Eu não falo do passado, vou falar do futuro”, afirmou Temer, destacando a decisão de focar na pacificação em vez de alimentar conflitos.

Durante o evento, Temer apontou diferenças entre a prática democrática no Brasil e no Reino Unido, sugerindo que no Brasil há um clima de confronto após as eleições. “Aqui é o seguinte, se eu perder a eleição, o meu dever é destruir aqueles que ganharam. Isso prejudica a governabilidade e prejudica, portanto, o povo”, analisou.

Ele também lamentou a falta de uma cultura de soluções pacíficas para controvérsias no país, argumentando que a polarização tem intensificado os conflitos.

Questionado por jornalistas sobre o indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e sobre os planos revelados de atentados contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e o ministro do STF Alexandre de Moraes, Temer minimizou os riscos de abalos à democracia.

“Embora haja tentativas, o fato é que não vão adiante. Não vão adiante porque não há clima no país. E, convenhamos, golpe para valer, você só tem quando as Forças Armadas estão dispostas a fazer”, declarou.

Ele também relativizou a participação de militares nos planos golpistas, afirmando que se tratava de “alguns militares”, e não de uma ação institucional. “Seja Exército, Marinha, Aeronáutica, não participaram disso como instituição. Participaram figuras”, concluiu.

Com informações do portal 247

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • IPTU terá atualização de 4,09% para o exercício de 2025

    IPTU terá atualização de 4,09% para o exercício de 2025

    A Câmara Legislativa tem até 15 de dezembro para votar a atualização dos valores do Imposto sobre a Propriedade Territorial Predial Urbana (IPTU) para 2025. A proposta, que pode ir a plenário já nesta terça-feira (26) a depender do acordo do Colégio de Líderes da Casa, atualiza o valor do tributo em 4,09% em relação…

  • Prazo para apresentação de projetos da Lei de Incentivo ao Esporte termina no dia 30

    Prazo para apresentação de projetos da Lei de Incentivo ao Esporte termina no dia 30

    O prazo para a apresentação de projetos voltados à Lei de Incentivo ao Esporte do Distrito Federal (LIEDF) encerra-se no próximo dia 30. A legislação, regida pela lei nº 6.155/2018 e pelo decreto nº 44.738/2023, permite que empresas destinem recursos a iniciativas esportivas em troca de deduções fiscais em tributos como o ISS e o…

  • STF forma maioria para permitir símbolos religiosos em órgãos públicos

    STF forma maioria para permitir símbolos religiosos em órgãos públicos

    O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria, na tarde desta segunda-feira (25), para permitir que símbolos religiosos sejam fixados em órgãos públicos. De acordo com o entendimento da Corte, os símbolos podem ser colocados desde que tenham ligação com a manifestação da cultura nacional. O debate ocorreu após uma ação do Ministério Público Federal,…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *