PF abre inquérito para investigar R$ 4,2 bi em emendas parlamentares
O ministro do STF, Flávio Dino, suspendeu o pagamento das emendas parlamentares na última segunda-feira (23/12)
A Polícia Federal (PF) abriu inquérito, nesta terça-feira (24/12), para investigar a liberação de R$ 4,2 bilhões em emendas parlamentares. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, suspendeu nesta segunda-feira (23/12) o pagamento de emendas.
A decisão do magistrado atendeu a um pedido do Psol, que apontou irregularidades na destinação das emendas de comissões temáticas — modalidade de repasse não obrigatória — do Senado Federal e da Câmara dos Deputados.
De acordo com a legenda, parte do dinheiro foi encaminhado para Alagoas, estado do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).
Dino determinou que a Câmara publique, em até cinco dias, as atas das reuniões das comissões que aprovaram as emendas. Os documentos devem ser enviados à Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, comandada pelo ministro Alexandre Padilha. O pagamento só será liberado após a análise das atas, se atenderem aos critérios de transparência e rastreabilidade definidos pelo STF.
A história se arrasta desde agosto, quando Dino suspendeu o pagamento de emendas por considerar que havia falta de transparência sobre os autores e o destino dos recursos. Mas, no início deste mês, voltou a liberará-lo.
A liberação foi considerada positiva para o governo federal conseguir a aprovação do pacote de ajuste fiscal no Congresso Nacional.
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- Em mensagem de fim de ano, governador Ibaneis Rocha celebra conquistas da população do DF
- Protocolo pró-aborto é suspenso pela Justiça após ação de Damares Alves
- Dia da Dança encerra programação de reabertura do Teatro Nacional nesta quinta-feira (26)
- GDF autoriza abertura de concurso para auditor da Receita. Saiba mais
- Governo Lula cobra de polícias uso de câmeras corporais; PRF ainda está em fase de testes