Veja como está a arrecadação tributária pós-covid no DF
A secretária executiva de Acompanhamento Econômico, Patrícia Café mostrou quais foram os piores momentos da crise, entre os meses de março e junho de 2020. Ela relatou os impactos no nível de atividade econômica, na prestação de serviços e na arrecadação tributária, motivadas pelas medidas de restrições adotadas para conter o avanço do coronavírus.
Segundo Patrícia, os tributos são a principal fonte de financiamento dos serviços públicos; e, com a redução da circulação de pessoas e menos atividades, houve a diminuição do emprego e do PIB.
Patrícia Café apresentou a metodologia utilizada pela Seec para calcular o real impacto da crise em 2020 e o comportamento dos tributos no ano passado.
Ela fez a comparação entre a arrecadação de 2019 e 2020, mostrando o aumento real de 2% no ICMS, a redução de 8,3% no ISS e o aumento de 22% no ITBI, fruto do aquecimento do mercado imobiliário.
Para verificar o nível da atividade econômica durante a crise, a Seec também monitorou o desempenho dos setores econômicos por meio do comportamento das emissões de notas fiscais. No total, as análises apontaram uma queda em torno de R$ 1,7 bilhão no volume de negócios em termos absolutos.
“Verificamos que, em termos absolutos, o setor de restaurantes foi o mais prejudicado e, em termos relativos, o setor de diversões”, explicou a secretária executiva.
Nas perspectivas para 2021, Patrícia Café mostrou a recuperação do nível de atividade econômica, inclusive com melhoria no setor de turismo.
“Percebemos que no início do ano os setores ainda começaram demostrando queda. Por exemplo, o setor de combustível. Comparando janeiro de 2020 com janeiro de 2021, percebemos uma queda que começa a se recuperar a partir de março no setor de combustíveis e em abril nos demais setores”, apontou.
Patrícia também falou sobre a relação interligada entre a recuperação no nível de emprego e da arrecadação tributária a partir de março a maio de 2021. “É coincidência? Não, porque tanto o saldo de emprego quanto o ICMS são variáveis atreladas à atividade econômica”, justificou.
Siga nossas redes sociais
Site: https://www.ceilandiaemalerta.com.br/
Site: https://jornaltaguacei.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/CeilandiaEmAlerta/
Facebook: https://www.facebook.com/jtaguacei/
Facebook: www.facebook.com/jeova.rodriguesneves
Twiter: https://twitter.com/JTaguacei
Instagram: https://www.instagram.com/p/B7dbhdLH46R/?igshid=1xg5rkqaqkuka
YouTube:https://www.youtube.com/channel/UCPu41zNOD5kPcExtbY8nIgg?view_as=subscriber