Lira dá home office para deputados após nuvem de fumaça em Brasília
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), autorizou aos deputados o registro de presença remota nesta semana. Na decisão, assinada e publicada nesta segunda-feira (26/08), não há justificativa oficial. Interlocutores, porém, afirmam que a autorização acontece a pedido dos parlamentares, que alegam dificuldade de deslocamento a Brasília, diante do crescente cancelamento de voos por causa da nuvem de fumaça que toma parte do País, inclusive a capital federal.
Desde o final de semana, uma onda de fumaça causada por incêndios cobriu cidades inteiras do Sudeste e Centro Oeste. Goiânia (GO), por exemplo, cancelou diversos voos por causa da baixa visibilidade. Enquanto isso, Brasília se tornou a 4ª cidade mais poluída do País, perdendo apenas para Araraquara (SP), Jundiaí (SP) e Osasco (SP), que ficam no interior de São Paulo, foco de incêndios criminosos.
Com o home office, os deputados poderão permanecer em suas bases eleitorais num momento chave para consolidar seu capital político. A menos de dois meses das eleições municipais, os parlamentares preferem ficar nos seus estados para fazer campanha para aliados que disputam as prefeituras. Ter uma aliança com um grande número de prefeitos é considerado essencial para os congressistas garantirem um novo mandato nas próximas eleições.
Apesar da decisão de Lira, as comissões continuarão em funcionamento nesta semana, assim como o plenário da Câmara.
Com informações do portal Metrópoles
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- Swedenberger do Nascimento, o Berger, participa da sessão na CLDF que celebra os 30 anos do primeiro governo do PT no DF
- Ex-governador do DF, Cristovam Buarque, participa de sessão na CLDF que homenageia os 30 anos de seus governo na capital federal
- Ricardo Vale participa das comemorações dos 30 anos da eleição do 1º governo do PT no DF
- Gonet decide apresentar denúncia contra Bolsonaro apenas em 2025
- Governador Ibaneis Rocha assina decreto que cria, na Polícia Civil, a Divisão de Proteção e Combate ao Extremismo Violento