Lanchonete interna, venda de frutas e verduras importadas, sorteio de moto 0 km, tudo isso o cliente encontra na Feira do Produtor de Ceilândia
A Feira do Produtor de Ceilândia é um dos aglomerados comerciais que mais vendem no Distrito Federal. Essa característica da um valor significativo ao espaço, se quisermos falar de desenvolvimento econômico em Ceilândia e no DF. Por ser referência no ramo de distribuição de gêneros alimentícios, seja em atacado ou varejo, o ponto é escolhido tanto para o que eles – feirantes – chamam de “consumidor final”, ou seja, no varejo, e no atacado – nesse caso os principais clientes são micro e pequenos mercados, restaurantes, sacolões de verduras e frutas, e outros.
“Temos crescido graças àqueles empresários que acreditam no potencial da feira”, ressalta o presidente da Feira do Produtor, Vilson José de Oliveira, em entrevista à nossa reportagem. Entre esses “empresários” que ele destaca, estão os diretores da Perboni Brasil. Empresa de frutas e verduras, que trabalha tanto com produtos nacionais quanto importados, é um dos exemplos deste comércio promissor ressaltado pelo presidente. “Então são histórias [a dos feirantes e empresários] que nos deixa satisfeito, porque as pessoas acreditaram no potencial econômico da feira e hoje são grandes empreendedores. Nós temos hoje vários empresários de destaque dentro da feira.”
O vendedor Mateus Henrique Gomes de Souza trabalha na Perboni há 4 anos. Ele é um dos responsáveis por vender diariamente três carretas de frutas e verduras por semana. O destina deste produto, ele explica, são as cidades satélites do DF, região do Entorno e até mesmo compradores de outros estados, como é o caso da Bahia. “Para outros estados nós não entregamos, mas são nossos clientes. Agora aqui dentro do DF e nas cidades do Entorno conseguimos atender nossos clientes em suas cidades”, explica Mateus Henrique. As entregas são nas compras a partir de R$ 500.
A Perboni é referência no ramo de frutas, por trabalhar com produtos importados. As uvas, importadas de diversos países, e também a cebola, vinda da Argentina, são marcas registradas da empresa. Eles trabalham com boleto, no caso de CNPJ, e com cartões de crédito e débito.
“Nós estamos com as portas abertas de segunda a sábado para atender nosso cliente da melhor forma possível. Aqui estamos sempre à disposição para atender nosso público”, diz o vendedor.
Feira interna
A feira começa a funcionar na madrugada. A partir das 3h30 já começa a se ouvir os primeiros passos, às 4h, o espaço está tomado por mulheres e homens que acordam cedo em busca de produtos frescos e com bons preços. A infraestrutura da feira é propícia para tal tipo de comércio, e ainda tem passado constantemente por reformas, conforme ressalta seu presidente, Vilson José. Segundo ele, já foram investidos, por exemplo, R$ 80 mil na construção de um sistema de coleta de resíduos da feira, que por dia produz 14 toneladas de lixo. “Vamos começar em breve a coleta seletiva dentro da feira”, anuncia Vilson.
O espaço é extremamente movimentado. Para tanto, restaurantes e cantinas estão ao redor da feira dando suporte às centenas de pessoas que passam pelo local diariamente. É o caso da Lanchonete do Marconi, que está na feira há 18 anos. “Abro às 4h, de domingo a domingo. Vendo lanche e salgados, mas temos bolo e pão de queijo”, diz o proprietário do ponto, Marconi Eustáquio. Aqui vale uma observação, a produção experimentou o pão de queijo da lanchonete e podemos afirmar que é delicioso.
Também há, bem na entrada da feira, a Lanchonete KMR, que é gerenciada por Vera Lúcia Barbosa dos Santos, que há 3 anos trabalha no local. No seu caso, o serviço de lanches funciona de acordo com o gosto do cliente. “Aqui fazemos de tudo. Temos tapioca, omelete, vitamina, e se não tivermos, nós improvisamos”, brinca Vera Lúcia. Ela lembra que pelo fato de ter um movimento grande de pessoas no espaço, muitas vezes a alimentação precisa ser servida na hora e conforme a necessidade do cliente. “Nós temos que inventar, damos um jeito. Fazemos lanches, sanduiches, tudo para atender bem nosso clientes. Com fome daqui ninguém saia”, diz.
Moto 0KM
Uma das mais importantes lojas da Feira do Produto é o espaço Tudo do Nordeste, cujo proprietário, que é conhecido por Neguinho da Pimenta, acaba de abrir um espaço voltado aos consumidores de atacado. A Tudo do Nordeste já existia, porém suas vendas eram no varejo, agora haverá um segmento exclusivo para venda de produtos em atacado. “Aqui temos de tudo, toda linha para supermercado, restaurantes e lojas em geral. Venha nos fazer um visita”, convida o proprietário. Leite de coco, rapadura, azeitona, uva passas, estão entre os produtos de destaque da loja.
Neguinho da Pimenta lembra que suas lojas estão com a promoção que sorteará uma moto 0km. Para concorrer basta comprar em uma das lojas da Tudo do Nordeste e preencher o cupom. O sorteio ocorrerá no dia 24 de dezembro.
Siga nossas redes sociais
Site: http://www.ceilandiaemalerta.com.br/
Site: https://jornaltaguacei.com.br/
Página no Facebook: https://www.facebook.com/CeilandiaEmAlerta/
Página no Facebook: https://www.facebook.com/jtaguacei/
Página pessoal: https://www.facebook.com/jeova.rodriguesneves.5