youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Carrefour se dobra ao Brasil e fará pedido de desculpas formal ao País

By  |  0 Comments

O Carrefour, uma das maiores redes varejistas do mundo, enfrenta uma crise sem precedentes após declarações do CEO global, Alexandre Bompard, questionarem a qualidade e os padrões da carne oriunda do Mercosul. De acordo com informações do Valor Econômico, Bompard prepara um pedido de desculpas formal ao Brasil, que será entregue ao ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, pela embaixada da França, possivelmente nesta terça-feira (26).

As declarações de Bompard, feitas na última quarta-feira (20), afirmaram que produtos sul-americanos não atendiam às exigências francesas e que a rede não comercializaria mais carne do Mercosul. Além disso, ele sugeriu que a atitude deveria mobilizar a sociedade francesa. A repercussão à acusação mentirosa e protecionista foi imediata, gerando uma onda de boicotes por parte de empresas e consumidores brasileiros, além de fortes críticas políticas e diplomáticas.

No documento em elaboração, o Carrefour promete reforçar os laços históricos com a indústria brasileira e reconhecer a qualidade da carne nacional, destacando uma parceria de mais de 50 anos. Entretanto, fontes ligadas ao tema afirmaram que o governo brasileiro não aceitará um pedido de desculpas que não seja claramente interpretado como um reconhecimento de erro.

Crise intensificada pelo boicote

A crise rapidamente escalou. Até o fim da tarde de segunda-feira (25), cerca de 40 empresas haviam aderido ao boicote contra o Carrefour. Parlamentares também declararam apoio público às campanhas, e consumidores mobilizaram as redes sociais contra os supermercados Carrefour, Atacadão e Sam’s Club.

Além da pressão política e econômica, há preocupações de mercado: o Atacadão, controlado pelo grupo Carrefour, corre o risco de perder a liderança no segmento para o Assaí ainda neste trimestre. “O impacto comercial pode ser devastador se essa questão não for resolvida rapidamente”, apontou uma fonte ouvida pelo Valor Econômico.

Expectativas para a retratação

A expectativa é de que a carta assinada por Bompard seja revisada previamente pelo governo brasileiro para evitar interpretações dúbias. Caso o embaixador francês em Brasília, Emmanuel Lenain, não possa entregar o documento, o atual presidente do Carrefour no Brasil, Stéphane Maquaire, deverá comparecer ao encontro com o ministro Fávaro.

Essa retratação marca um esforço do Carrefour para conter os danos causados por um posicionamento precipitado do CEO global sobre um tema sensível. Segundo analistas, o episódio reforça a necessidade de empresas internacionais medirem as consequências de seus discursos em mercados estratégicos como o Brasil. Apesar das especulações, o Carrefour não comentou oficialmente sobre o teor da carta nem sobre a crise diplomática que enfrentou nos últimos dias.

Com informações do portal 247

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Carrefour se dobra ao Brasil e fará pedido de desculpas formal ao País

    Carrefour se dobra ao Brasil e fará pedido de desculpas formal ao País

    O Carrefour, uma das maiores redes varejistas do mundo, enfrenta uma crise sem precedentes após declarações do CEO global, Alexandre Bompard, questionarem a qualidade e os padrões da carne oriunda do Mercosul. De acordo com informações do Valor Econômico, Bompard prepara um pedido de desculpas formal ao Brasil, que será entregue ao ministro da Agricultura, Carlos Fávaro,…

  • Para evitar fraudes, nova Lei regulamenta o uso do termo cartório

    Para evitar fraudes, nova Lei regulamenta o uso do termo cartório

    Foi sancionada a Lei nº 7580/2024, de autoria do deputado Roosevelt Vilela (PL), que disciplina a utilização dos termos “cartório”, “cartório extrajudicial”, “tabelionato”, “serventia” e “serventia extrajudicial” no Distrito Federal. A sanção foi assinada pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) nesta sexta-feira (22).  As denominações serão exclusivas para instituições que exercem serviços notariais, que têm como…

  • Reforma trabalhista se aplica a contratos anteriores à lei, decide TST

    Reforma trabalhista se aplica a contratos anteriores à lei, decide TST

    O Tribunal Superior do Trabalho (TST) decidiu nesta segunda-feira (25) que a reforma trabalhista aprovada em 2017 deve ser aplicada a contratos que estavam em curso antes da vigência da lei que regulamentou as mudanças. A decisão do tribunal confirma que as empresas não são obrigadas a manter benefícios trabalhistas que foram extintos pela reforma,…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *