youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Jardim Botânico de Brasília: Um ano de conquistas e avanços na preservação do Cerrado

By  |  0 Comments

Refúgio da biodiversidade, o parque completou quase quatro décadas de dedicação ao meio ambiente; reforço da segurança ambiental e modernização do pagamento das entradas estão entre as conquistas de 2024


Ao longo de 2024, o Jardim Botânico de Brasília (JBB) investiu em modernização, manutenção da coleção de plantas e na promoção de pesquisa, educação ambiental e lazer voltados à conservação do Cerrado. Um dos marcos do ano foi a implementação do pagamento via Pix, que reduziu filas e agilizou a entrada de visitantes.

A administração do parque também renovou o paisagismo da entrada principal e modernizou o sistema de irrigação, além das redes elétrica e hídrica nas áreas de visitação. Na Estação Ecológica, a segurança foi reforçada com 1.200 metros de cercamento, protegendo o espaço contra invasões que poderiam ameaçar a preservação do bioma.

Neste ano, o Jardim Botânico de Brasília investiu em modernização, manutenção da coleção de plantas e na promoção de pesquisa, educação ambiental e lazer voltados à conservação do Cerrado | Fotos: Divulgação/JBB

Ciência e pesquisa

Foram realizadas seis publicações na Heringeriana, a revista científica do JBB, abordando temas como a distribuição de algas do gênero Chara e o potencial paisagístico da Chamaecrista desvauxii, planta nativa do Cerrado conhecida popularmente como escorpião-azul.

Em comemoração aos 39 anos, o JBB promoveu exposições culturais, trilhas educativas, palestras sobre paisagismo e workshops de tintura com plantas do Cerrado. Durante a Semana do Cerrado, foi lançado o Guia de Aves do Jardim Botânico de Brasília, resultado da parceria entre a equipe técnica e o projeto de ciência cidadã.

Durante a Semana do Cerrado, em setembro de 2024, o parque lançou o Guia de Aves do Jardim Botânico de Brasília

Na 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o parque participou com um estande sobre Lendas do Cerrado. Já no 74º Congresso Nacional de Botânica, foram apresentadas pesquisas com ênfase na biodiversidade do Cerrado.

Além disso, o Jardim Botânico produziu 51.966 mudas nativas, superando as metas e contribuindo para projetos de reflorestamento tanto no parque quanto em todo o Distrito Federal.

Parcerias internacionais

Na Alameda das Nações, foram inaugurados os jardins da Finlândia e do Equador, em colaboração com as respectivas embaixadas e a Secretaria de Relações Internacionais (Serinter-DF).

Com o objetivo de conhecer e explorar o Cerrado, o jardim recebeu visitas ilustres, como a da rainha Mary Donaldson, da Dinamarca, e da diretora-executiva do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Inger Andersen.

Na Alameda das Nações do JBB, foram inaugurados os jardins da Finlândia e do Equador (foto), em colaboração com as respectivas embaixadas e a Secretaria de Relações Internacionais do DF

Ainda em 2024, a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid) e o Serviço Florestal Norte-Americano ofereceram treinamentos que aprimoraram a capacitação dos servidores do JBB e de instituições parceiras.

Segurança ambiental

Mesmo enfrentando mais de 160 dias de seca, a reserva ecológica do JBB não registrou incêndios. O resultado reflete as ações contínuas de prevenção e conscientização, como a blitz educativa, realizada anualmente no parque.

“O sucesso do JBB se deve ao trabalho integrado de todas as equipes, tanto as técnicas, responsáveis pelas atividades-fim, quanto as administrativas, que garantem a execução dos recursos. Isso faz com que os resultados apareçam”, avaliou o diretor-presidente do Jardim Botânico, Allan Freire.

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Caderneta de Saúde da Criança ganha versão digital; saiba como acessar

    Caderneta de Saúde da Criança ganha versão digital; saiba como acessar

    O Ministério da Saúde lançou, nesta quinta-feira (10), a Caderneta Digital de Saúde da Criança, integrada ao aplicativo Meu SUS Digital. A plataforma permite o acompanhamento do bem-estar e do desenvolvimento por meio de duas áreas de atenção: registros de saúde e cuidados da família. As mães, pais e responsáveis por essas crianças continuarão a ter acesso à caderneta na versão…


  • Governo confirma Pedro Lucas como novo ministro das Comunicações

    Governo confirma Pedro Lucas como novo ministro das Comunicações

    O líder do União Brasil na Câmara, deputado Pedro Lucas (União Brasil-MA), foi confirmado pelo governo como novo ministro das Comunicações, nesta quinta-feira (10/4). O anúncio foi feito pela ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, depois de uma reunião com Lula (PT) no Palácio da Alvorada. O nome do parlamentar já circulava como substituto de Juscelino…


  • Bronquiolite é a principal causa de internação por infecção respiratória em menores de 1 ano

    Bronquiolite é a principal causa de internação por infecção respiratória em menores de 1 ano

    Com a chegada das estações mais frias, os atendimentos por doenças respiratórias em crianças disparam, enchendo as emergências pediátricas em todo o país. No Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), a situação não é diferente – de janeiro a 10 de abril deste ano, o pronto-socorro infantil da unidade registrou 8.960 atendimentos, a maioria por…


Jornalista

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *