youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Reino Unido entra para a história com transplante duplo de pulmão

By  |  0 Comments

Um homem recebeu um transplante duplo de pulmão graças a uma tecnologia inovadora capaz de manter os órgãos funcionando mesmo fora do corpo. A máquina, chamada perfusão pulmonar ex vivo (EVLP), e apelidada de “pulmão na caixa”. Esta foi a primeira vez que essa técnica foi utilizada no Reino Unido.

Daniel Evans-Smith, de 49 anos, sofria de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) que causava dificuldade para respirar e o impedia de realizar atividades simples do dia a dia. Entre o finalde 2023 e o começo de 2024, ele passou por cinco crises. O transplante foi realizado no centro hospitalar chamado Royal Papworth Hospital NHS Foundation Trust, localizado em Cambridge, utilizando pulmões  preservaods com o sistema XPS™ da XVIVO.

O que é a EVLP?

O procedimento funciona da seguinte forma: após serem retirados do doador, os pulmões são colocados no gelo. Ao chegar no hospital, eles são ligados na máquina que, além de ventilar os órgãos, simula o ambiente do corpo humano, fazendo com que eles inflem e desinflem. A caixa contém ainda um fluido que é usado para conservar os pulmões.

Os pulmões podem permanecer por até quatro horas dentro da máquina e, nesse tempo, o funcionamento deles é avaliado pelos especialistas para garantir o bom funcionamento. Passadas três horas, se eles seguirem apresentando um bom resultado, eles voltam ao gelo para seguirem para o processo de transplante.

O consultor de transplante do  Royal Papworth, Jas Parmar, afirma que essa tecnologia é um avanço científico importante, pois permite aos médicos ter a certeza de que eles estão entregando órgãos de qualidade para os pacientes na lista de espera de transplante.

Caso inovador

Evans-Smith teve o nome adicionado à lista de espera do transplante no último verão. Enquanto ainda estava no hospital e pronto para ter alta, ele foi acordado por uma enfermeira que deu a notícia de que os pulmões dos doadores tinham sido encontrados. 

Após o sucesso da operação, ele passou por uma reabilitação e foi liberado para seguir a recuperação em casa. O paciente afirma que já percebeu uma grande diferença após o transplante, e que desde então não sentiu nenhum dos sintomas que eram comuns das antigas condições. “Eu já consigo andar mais do que antes, escalar colinas sem nem pensar e eu não preciso descansar com tanta frequência”, conta Daniel.

Com informações do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Novo Caged: Acumulado do ano atinge mais de 2,2 milhões de empregos formais

    Novo Caged: Acumulado do ano atinge mais de 2,2 milhões de empregos formais

    Brasil registra saldo positivo de 106 mil novos empregos formais em novembro; Comércio e Serviços impulsionam o crescimento. População do Cadastro Único ocupa grande parte das vagas m novembro o país gerou 106.625 novos postos de trabalho formais, segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) divulgados, nesta sexta-feira (27.12), pelo Ministério do…

  • Educação ambiental é parte do currículo das escolas públicas do DF

    Educação ambiental é parte do currículo das escolas públicas do DF

    Lei nº 7.649 inclui gestão de resíduos sólidos e preservação do Cerrado na educação básica A Lei nº 7.649 , publicada no Diário Oficial do DF (DODF) nesta quinta-feira (26), estabelece a obrigatoriedade de inclusão do tema transversal “Educação ambiental e gestão de resíduos sólidos” no currículo da educação básica das escolas públicas do Distrito Federal . A medida,…

  • Nova legislação amplia medidas de conscientização e proteção para as mulheres

    Nova legislação amplia medidas de conscientização e proteção para as mulheres

    GDF sanciona lei que altera código de defesa da mulher e introduz campanhas contra assédio e violência no trânsito Nesta quinta-feira (26), o Governo do Distrito Federal (GDF) sancionou a alteração da Lei nº 7.455, que institui o Código de Defesa da Mulher, com a inclusão de novas medidas de proteção. A alteração da legislação…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *