Projeto apresente a alunos da rede pública do DF filme de produção nacional
“Cinema nas Escolas – Circuito de Cinema Brasileiro” é um projeto da Associação Amigos do Cinema e da Cultura (AACIC) que tem o apoio do Sinpro-DF, e levará o cinema brasileiro para dentro das escolas públicas do Distrito Federal. As sessões acontecerão entre 28 de fevereiro e 16 de março, e serão abertas para toda a comunidade escolar.
O filme que será exibido é “O Pastor e o Guerrilheiro”, de José Eduardo Belmonte. O projeto marcará a pré-estreia nacional do longa-metragem, que teve cenas rodadas na Universidade de Brasília (UnB). O objetivo é ocupar as escolas com arte, promover o encontro dos profissionais da educação, estudantes e suas famílias, e provocar reflexão sobre as temáticas levantadas pelo filme – em 10 das 18 sessões, haverá um pequeno debate entre espectadores e equipe.
A atividade se dará antes do filme estrear nas salas de cinema, ou seja, os estudantes das escolas públicas de Brasília serão os primeiros a assistir! Será uma boa oportunidade para que a comunidade estudantil possa prestigiar e discutir a obra com seus realizadores e especialistas. Mais ainda, é uma contribuição para ampliar as atividades culturais dentro das escolas, favorecendo a diversidade curricular.
O projeto “Cinema nas Escolas – Circuito de Cinema Brasileiro” é uma realização da Associação Amigos do Cinema e da Cultura (AACIC), tem a parceria da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (SECEC-DF), e conta com o apoio do Sindicato dos Professores no Distrito Federal (Sinpro-DF) e da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB).
Três semanas de muito cinema
O filme “O Pastor e o guerrilheiro” será projetado ao longo de três semanas, em 18 sessões exclusivas para convidados, alunos e familiares das escolas. Haverá um debate entre os espectadores e os atores que participaram do projeto após 10 das 18 sessões.
Confira os dias, horários e locais das sessões, e os horários dos debates (sujeitos a alterações):
– 28/02 no auditório do CED INCRA 08 de Brazlândia. Sessões às 13:10 e 15:30, e debate com Ricardo Gelli e Miquéias Paz após a sessão das 15:30.
– 02/03 no auditório da UPIS, na 911 Sul. Sessões às 9h e às 15h, aberta a alunos e familiares do CEMSO. Após a sessão das 15h, debate com o ator Buda Lira.
– 03/03 no auditório do CEM 02 de Ceilândia. Sessões às 7:30 e 19h, com debate após a sessão das 19h com o ator Buda Lira.
– 07/03 no auditório do SESC Taguatinga Norte. Sessão às 7:30 para alunos e familiares com CEMTN Taguatinga. Após a sessão, debate com Ana Hartmann e Miquéias Paz.
– 08/03 no auditório do CED 01 do Guará. Sessão às 20h, seguida de debate com Ana Hartmann
– 09/03 no auditório do CEM 04 de Ceilândia. Sessões às 8h e às 14h, com debate após a sessão das 14h com Gabriela Correa
– 13/03 no auditório do CEMAB de Taguatinga. Sessões às 9h e às 14h. Debate após a sessão das 14h com Genésio Tocantins
– 14/03 no auditório do CEM 01 do Gama. Sessões às 8h e às 13:45. Debate após a sessão das 13:45 com Genésio Tocantins.
– 15/03 no auditório da ADUnB, no campus Darcy Ribeiro da UnB. Sessão às 9:15, aberta a alunos e familiares do CEAN. Após a sessão, debate com Cesar Mello
– 16/03 no auditório do IFB Campus Recanto das Emas. Sessões às 14h, 16h e 19h. Após a sessão das 19h, debate com o diretor José Eduardo Belmonte.
Siga nossas redes sociais:
https://linktr.ee/jornaltaguacei
https://linktr.ee/ceilandiaemalerta