Ir para o conteúdo
Casa Política ‘Em 2026, nós vamos ganhar a eleição, vamos governar junto com o Lula e vamos fazer o melhor governo do DF’, diz Geraldo Magela que já colocou seu nome à disposição do PT para concorrer ao Buriti
Política

‘Em 2026, nós vamos ganhar a eleição, vamos governar junto com o Lula e vamos fazer o melhor governo do DF’, diz Geraldo Magela que já colocou seu nome à disposição do PT para concorrer ao Buriti

Compartilhar
Compartilhar

Em preparação para o Processo de Eleição Direta (PED) do Partido dos Trabalhadores (PT) que será realizado no meio deste ano, o ex-deputado federal Geraldo Magela (PT) esteve em Ceilândia, nesta semana, para conversar com filiados do partido e também buscar novos filiados que queiram ingressar nas fileiras do partido.

Em um bate-papo rápido, no restaurante do Sérgio, o ex-deputado falou com TaguaCei e comentou sobre a importância de fortalecer o PT no Distrito Federal e de sua intenção de se candidatar a governador pela legenda em 2026.

Magela começou falando dos preparativos que estão sendo feitos para que o PED 2025 seja um momento decisivo não só para o PT nacional, mas também para o PT do DF.

“Nós vamos trabalhar para unificar o PT, porque o PT unido é muito forte, e nós precisamos eleger de novo o governador do Distrito Federal”, ressaltou.

Na sequência, Magela explicou o motivo e criticou a gestão do governador Ibaneis Rocha (MDB) e de sua vice, Celina Leão (PP). “O governo que está aí é um desastre na área da saúde, um desastre na segurança pública, aliás, um desastre para o Distrito Federal como um todo. Por isso, nós vamos ter um grande trabalho daqui até o Processo de Eleição Direta do PT de defender que o PT tenha uma candidatura petista para o GDF, esse é o nosso objetivo”, explica.

Reeleição

Pela estratégica apresentada por Geraldo Magela, a decisão de defender uma candidatura própria do PT para o Governo do DF (GDF) no próximo pleito, passa também pela reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo o ex-deputado, com um possível candidato petista na disputa ou até mesmo eleito para o Palácio do Buriti, ajudaria de forma direta a reeleição de Lula que, na última eleição, no DF, teve menos votos do que seu opositor Jair Bolsonaro (PL).

“Nós vamos reeleger o Lula e é muito importante termos junto com o Lula um governador aqui no Distrito Federal que seja amigo do Lula, que seja parceiro do Lula, para ajudá-lo a governar, mas também para Lula ajudar o Distrito Federal. Porque tendo um candidato forte aqui, nós temos ainda a possibilidade de eleger uma bancada maior de deputados distritais e de deputados federais”, afirma.

Congresso e CLDF

Pela tática lançada pelo ex-deputado, a ideia é conseguir aumentar o número de parlamentares do PT tanto no Congresso quanto na Câmara Legislativa. E, para isso, o lançamento de uma candidatura petista ao GDF é fundamental para aglutinar votos para que mais congressistas sejam eleitos pelo partido em 2026.

“Nós já tivemos três deputados federais, hoje só temos uma [Érika Kokay]. Já tivemos sete deputados distritais, hoje temos apenas três [Ricardo Vale, Gabriel Magno e Chico Vigilante]. Então, com uma candidatura forte do PT [ao GDF] nós vamos aumentar o número de deputados distritais, o número de deputados federais e vamos eleger uma senadora, além, é claro, de ajudarmos a reeleger o presidente Lula. E quem vai ganhar com isso é a população do Distrito Federal”, avalia Magela.

Conjuntura

O ex-deputado também fez uma breve constatação do terceiro mandato do Lula e reforçou aquilo que o presidente vem dizendo em sua entrevista, que, após os dois primeiros anos de governo, chegou, agora, a “hora da colheita”.

“O governo Lula hoje está muito bem, teve dois anos de muitas dificuldades, mas certamente foi o momento para ajeitar a casa, de, como ele disse, de plantar e, agora, é hora da colheita e certamente vai colher muito”, explicou. “O povo brasileiro já melhorou, já aumentou o emprego, já melhorou a renda do povo brasileiro. Nós já estamos comendo mais e melhor do que comíamos no governo passado e, certamente, nós vamos poder ver o Brasil melhorar ainda mais”, diz Magela.

As melhorias, afirma Magela, não foram somente no campo social, mas também no político, porque, de acordo com ele, já é possível constatar a pacificação no ambiente político no país. “O Brasil melhorou muito nesses dois anos, hoje, é um país pacificado, é um país que a democracia está vigorando e as pessoas voltaram a comer. Mesmo que a gente saiba que é preciso ainda diminuir o custo de vida, mas nós não temos dúvida de que o Brasil está muito melhor do que estava há três anos atrás”, observa.

À disposição

Geraldo Magela também falou sobre sua intenção de se candidatura ao GDF em 2026 pelo PT. Conforme disse o ex-deputado, seu nome está à disposição do partido, e ele acredita que, devida sua história de luta e de militância dentro do PT no DF, sua candidatura teria grandes chances de ir para o segundo turno, como ocorreu em 2002, quando ele foi candidato a governador e disputou com o ex-governador Joaquim Roriz no segundo turno, em um pleito que ficou marcado como o mais acirrado de toda a história da capital do país. Na ocasião, Magela recebeu 49,5% dos votos no segundo turno.

“Eu coloquei meu nome à disposição do PT e sei que eu tenho um apoio muito grande da militância. Com isso, nós iríamos para o segundo turno e no segundo turno nós vamos vencer a eleição. Eu já disputei com o Roriz 22 anos atrás e nós quase ganhamos aquela eleição. Agora em 2026, nós vamos ganhar a eleição e vamos governar junto com o Lula e vamos fazer o melhor governo que o Distrito Federal, vocês podem escrever”, afirma Magela.

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Lula decreta luto oficial de sete dias pela morte do Papa Francisco

    Lula decreta luto oficial de sete dias pela morte do Papa Francisco

    Presidente destacou a atuação do Papa em favor dos pobres e refugiados O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou nesta segunda-feira (21) luto oficial de sete dias em homenagem ao Papa Francisco. Por meio de nota, o presidente destacou o legado do pontífice argentino Jorge Mario Bergoglio e lamentou profundamente a perda de uma…

  • Abertas as inscrições para 120 vagas de qualificação profissional no Projeto Labinclui

    Abertas as inscrições para 120 vagas de qualificação profissional no Projeto Labinclui

    Iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF) oferece cursos gratuitos em tecnologias assistivas com início em maio Estão abertas as inscrições para 120 vagas do Projeto Labinclui, qualificação profissional gratuita oferecida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do Distrito Federal (Sedet-DF). Os cursos, com carga horária total de 200 horas/aula,…

  • Confira o que abre e o que fecha no feriado prolongado da Semana Santa e do aniversário de Brasília

    Confira o que abre e o que fecha no feriado prolongado da Semana Santa e do aniversário de Brasília

    Veja como vão funcionar os serviços públicos no Distrito Federal entre esta quinta (17) e segunda-feira (21), e programe-se O feriado da Semana Santa será prolongado este ano, com início nesta quinta-feira (17) – quando foi determinado ponto facultativo pelo Governo do Distrito Federal (GDF) – e término na segunda-feira (21), dia da celebração do…

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Glauber Braga entra no oitavo dia de greve de fome contra cassação

O deputado federal Glauber Braga (PSol-RJ) completa, nesta quarta-feira (16/4), o oitavo dia...

Aliados de Bolsonaro prometem manter mobilização durante internação

Diante da nova internação do ex-presidente Jair Bolsonaro, aliados prometem manter a...

Pós-operatório de Bolsonaro será delicado e prolongado

Um dia após passar por cirurgia de 12 horas para a reconstrução...

Governo buscará retomar pauta de regulação das redes no Congresso

Falta de um acordo em relação à principal proposta de regulação das...