
Ceilândia: 54 anos de resistência e cultura
Ceilândia completa 54 anos hoje (27), carregando em suas ruas a resistência e a cultura que moldaram sua identidade. O Hip Hop, mais do que um movimento, é a voz da cidade, um grito de luta, arte e transformação. “A cultura Hip Hop sempre esteve presente aqui, desde o rap de Câmbio Negro, Álibi e DF Movimento exaltando Ceilândia em suas letras, até o grafite de Rivas e Satão nos muros. O breaking do DF Zulu Breakers e crews locais, assim como os DJs Ocimar e o saudoso DJ Jamaika, também são parte dessa história”, destaca o DJ e produtor musical Raffa Santoro.
Para celebrar esse legado, a cidade recebe a 6ª edição do Festival Hip Hop do Cerrado, que acontece no dia 29 de março, a partir das 16h, na Praça do Cidadão, em Ceilândia Norte. O evento, totalmente gratuito, reúne artistas nacionais e locais, como MC Marechal, Viela17, GOG e Atitude Feminina. Os ingressos estão disponíveis no Sympla.
“Sempre realizamos o evento no Plano Piloto. Desta vez, optamos por Ceilândia para descentralizar a cultura e trazer uma grande celebração para a cidade em seu aniversário”, acrescenta Santoro, que coordena o festival ao lado do rapper Japão, do Viela17.
Casa do Hip Hop DJ Jamaika
Outra novidade na programação comemorativa é a inauguração da Casa do Hip Hop Ceilândia DJ Jamaika. Criado pelo DJ Ocimar e pelo Instituto Evolui, com apoio do rapper Rivas (Kabala, do Álibi), o espaço tem como objetivo fortalecer e expandir a cultura Hip Hop, oferecendo oficinas de DJ, break, grafite e MC para jovens talentos. Localizada na Praça Central de Ceilândia Norte, ao lado da Estação Central, a casa promete ser um símbolo de resistência e transformação social.
Nos dias 29 e 30 de março, a Estação de Metrô Ceilândia Centro também será palco do 2º Brasil Super Battle – Edição Grafite, reunindo 30 grafiteiros em uma pintura coletiva.
Orgulho eternizado em hino
Mais do que uma cidade, Ceilândia é um patrimônio da alma candanga, com forte história de luta e cultura. O professor Emanuel Lima, membro correspondente da Academia Ceilandense de Letras e Artes Populares (Aclap), quer incentivar a população a sentir ainda mais orgulho de sua terra. Ele é o autor do Hino de Ceilândia, composto em parceria com Ananias Araújo e vencedor de um concurso em 2002.
“Nosso hino foi performado pela Orquestra Sinfônica de Ceilândia, o que me deixou muito orgulhoso. Mas meu sonho é que ele seja ensinado nas escolas e tocado em eventos da cidade”, afirma Emanuel. Ele entrou em contato com a Administração Regional de Ceilândia para viabilizar uma nova gravação da música e acredita que essa será uma forma de valorizar ainda mais a história local.
Professor e psicólogo formado no Canadá, Emanuel morou fora por dez anos, mas escolheu voltar a morar em Brasília. “A população de Ceilândia é muito acolhedora, humilde e educada. Vi a cidade nascer e se desenvolver. Muita coisa precisa melhorar, mas muitas já melhoraram”, ressalta.
Conhecida como a “Londres brasiliense”, Ceilândia recebeu esse apelido pela visão de suas luzes acesas nas noites frias de junho, que lembram a paisagem londrina. Emanuel acredita que o hino que compôs pode ajudar a elevar a autoestima da população ceilandense:
“Teu comércio e tua indústria
São conhecidos no mundo inteiro
Todo o povo alegre desfruta
Este rincão todo brasileiro”
(Trecho do Hino de Ceilândia, por Emanuel Lima)
Com informações do Jornal de Brasília
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
-
Novo salário de militares sai a partir de abril; veja os números
Medida provisória permite o reajuste de 9% nos soldos das Forças Armadas – Exército, Aeronáutica e Marinha. O aumento será concedido de forma escalonada Militares de alta patente, como almirante de esquadra, general de Exército e tenente-brigadeiro, que atualmente recebem R$ 13.471, terão seus soldos reajustados para R$ 14.077 em abril de 2024. Em janeiro…
-
Guia do Brasileirão 2025: tudo que você precisa saber sobre o torneio
Série A do Campeonato Brasileiro começa neste sábado e vai até a semana do Natal, com novidades na 23ª temporada consecutiva no sistema de pontos corridos Com Marcos Paulo Lima — Campeonato Brasileiro por pontos corridos é como novela. No início, a audiência dá de ombros para os primeiros capítulos, mas todos se rendem aos últimos…
-
Barroso alerta contra indulgência com 8/1: “Nós fomos da indignação à pena”
Presidente do STF diz que brasileiros passaram “da indignação à pena” — ao falar do caso da extremista Débora Rodrigues — e frisa que, sem punição aos golpistas, “na próxima eleição, alguém pode pregar a derrubada do governo eleito” e a invasão de prédios públicos O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso,…