Projeto do governo federal vai visitar favelas do DF nesta quinta-feira
Um projeto do governo Lula (PT) vai visitar áreas de periferias em três regiões administrativas do Distrito Federal, nesta quinta-feira (26/4). São Sebastião, Sol Nascente e Ceilândia estão na rota do Ministério das Cidades, que tenta fomentar políticas públicas para comunidades carentes de todo o país.
A ação faz parte do projeto Caravana das Periferias, que passou por sete comunidades do Rio de Janeiro no fim de março. O secretário nacional de Políticas para Territórios Periféricos do Ministério das Cidades, Guilherme Simões, estará no DF amanhã conduzindo as agendas.
Entre as iniciativas populares que serão visitadas na capital, estão a Olaria Cultural (São Sebastião), Cozinha Coletiva (Sol Nascente), Casa Akotirene (Ceilândia) e Jovem de Expressão (Ceilândia).
Neste ano, a região administrativa do Sol Nascente ultrapassou a Rocinha, no Rio de Janeiro, e tornou-se a maior favela do Brasil em número de domicílios, segundo prévia do Censo 2022, divulgado pelo Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE).
Em comparação com dados do Censo 2010, a favela da capital federal cresceu 31% nos últimos 12 anos. O IBGE considera como “favelas” áreas em que a ocupação se deu de forma precária.
Em Ceilândia, a partir das 18h, será realizado o debate “Periferia e Juventude”, com participação do deputado distrital Max Maciel (PSol), no Jovem de Expressão. “Ouvir a população para traçar uma política pública para as periferias é muito importante. Que esse seja um primeiro passo de muitos para fortalecer iniciativas periféricas que buscam transformar os territórios em potências e não somente em carências”, afirmou o deputado.
Com informações do portal Metrópoles
Siga nossas redes sociais