Ir para o conteúdo
Casa Sociedade Sepultura do papa Francisco é aberta para visitação
Sociedade

Sepultura do papa Francisco é aberta para visitação

Compartilhar
Compartilhar

Fiéis podem visitar, a partir deste domingo, o túmulo do jesuíta argentino, na Basílica de Santa Maria Maggiore. O local onde o corpo do papa foi enterrado é marcado pela simplicidade

Roma — Desde as 4h da manhã no horário de Roma (23h de sábado no Brasil), uma fila começou a se formar na lateral da Basílica de Santa Maria Maggiore, no centro da capital da Itália, local onde o corpo do papa Francisco foi enterrado.

Fiéis, admiradores do pontífice argentino e religiosos aguardaram até às 7h15 para que pudessem entrar na igreja. Antes, era preciso passar por um posto de controle de segurança. O Correio foi um dos primeiros veículos de imprensa a visitar o túmulo do jesuíta. Depois de acessar a basílica, percorre-se um longo corredor. À esquerda, em um nicho na lateral do templo, está a sepultura do líder de 1,4 bilhão de católicos no mundo.

Veja vídeo:

O túmulo de Francisco é bastante simples, atendendo a um pedido expresso dele em seu testamento. Coberto com um mármore da Ligúria, terra dos avós de Jorge Mario Bergoglio, na Itália, traz a inscrição “Franciscus” (“Francisco”, em italiano).

Na parede, um crucifixo. Tanto o crucifixo quanto a lápide recebem um feixe de luz. No início da visita, uma rosa branca tinha sido depositada diante da sepultura. Muitos fiéis paravam diante do túmulo para fazer fotos, filmar e orar. Alguns carregavam flores. Dois policiais guardam a sepultura do pontífice.

Fiéis em fila depois de entrarem na Basílica de Santa Maria Maggiore para conhecer o túmulo do papa
Fiéis em fila depois de entrarem na Basílica de Santa Maria Maggiore para conhecer o túmulo do papa(foto: Rodrigo Craveiro)

Francisco morreu em 21 de abril, vítima de um acidente vascular cerebral, depois de 38 dias de hospitalização para tratar uma pneumonia dupla. O trono do aposto Pedro segue vazio até a realização do conclave, ainda sem data para começar. A Capela Sistina, situada do lado direito da Basílica de São Pedro, na Cidade do Vaticano e local das deliberações dos cardeais para a escolha do novo papa, permanecerá fechada para turistas até 8 de maio. 

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604

Compartilhar
Escrito por
Jeová Rodrigues

Jornalista

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Funeral do papa Francisco reúne cerca de 400 mil pessoas no Vaticano

Missa de corpo presente do papa Francisco reúne 400 mil fiéis e...

‘Partido de Francisco’ escolherá próximo papa? O que se sabe sobre as divisões no conclave

A escolha do sucessor de Francisco é uma decisão política, ainda que...

O pensamento econômico do papa Francisco: ele queria realmar a economia

Por meio de diversos documentos e discursos, o papa defendeu mudanças na...

Reencontro de Trump e Zelensky: os 15 minutos que podem mudar os rumos da guerra

Na primeira conversa desde o embate na Casa Branca, em fevereiro, presidente...