O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta segunda-feira (26) abrir um inquérito para investigar o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) pelos crimes de coação no curso do processo e obstrução de investigação.
O pedido de abertura de investigação foi feito ao Supremo pelo procurador-geral da República (PGR), Paulo Gonet, para apurar a suposta atuação do parlamentar para incitar o governo dos Estados Unidos a adotar medidas contra Moraes, que foi escolhido relator do caso por também atuar no comando das ações da trama golpista e no inquérito das fake news.
O ministro também autorizou o depoimento do ex-presidente Jair Bolsonaro para prestar esclarecimentos por ser “diretamente beneficiado” pelas ações de seu filho. Bolsonaro é réu do núcleo 1 da trama golpista. Diplomatas brasileiros também devem ser ouvidos.
A PGR também anexou ao inquérito a notícia-crime enviada em março ao STF pelo deputado Lindbergh Farias (PT-RJ). Na ocasião, o deputado pediu a apreensão do passaporte de Eduardo Bolsonaro (foto) para evitar a saída dele para o exterior. No entanto, a procuradoria e Alexandre de Moraes rejeitaram o pedido.
Na ocasião, Lindbergh denunciou que Eduardo Bolsonaro fazia viagens aos Estados Unidos para articular com deputados daquele país ataques contra o ministro Alexandre. Segundo o parlamentar, o filho de Bolsonaro comete crime de lesa-pátria por constranger o ministro e o Poder Judiciário brasileiro.
Com a nova decisão de Moraes, Lindbergh Farias vai depor contra o filho de Bolsonaro no inquérito.
Em março deste ano, em meio ao julgamento no qual Bolsonaro virou réu, Eduardo pediu licença de 122 dias do mandato parlamentar e foi morar nos Estados Unidos. Por estar no exterior, Eduardo poderá depor por escrito.
Na semana passada, o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, confirmou que há “uma grande possibilidade” de Moraes sofrer sanções do país.
Outro lado
Em postagem nas redes sociais, Eduardo Bolsonaro considerou que o pedido de investigação é uma medida “injusta e desesperada”.
“Só configura aquilo que sempre falamos, o Brasil vive um regime de exceção, onde tudo no Judiciário defende de quem seja o cliente”, declarou.
Com informações da Agência Brasil
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERALBancada do Partido dos Trabalhadores – PT
Apoio irrestrito ao Deputado GABRIEL MAGNO Expressamos aqui toda a nossa mais profunda solidariedade e irrestrito apoioao Deputado Gabriel Magno e contra a fala infame, agressiva e mentirosa do DeputadoRoosevelt na sessão de ontem (27/05) da Câmara Legislativa.O jovem Deputado Gabriel Magno tem-se destacado pela postura firme, sériae contundente, mas respeitosa, no debate das ideias…
Zoológico de Brasília é fechado por suspeita de gripe aviária
Uma ave foi encontrada morta hoje e será analisada O Zoológico de Brasília precisou fechar as portas por suspeitas de casos de gripe aviária no local. Segundo informações preliminares, um pombo e um pato foram encontrados mortos e levantaram suspeitas sobre a infecção. A Secretaria de Agricultura do Distrito Federal (Seagri-DF) esteve no local para fazer uma inspeção. Ainda…
Eleitores não podem ‘votar em qualquer tranqueira’, diz Lula no Nordeste
O petista também disparou críticas ao governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, e disse que seu antecessor “só sabia mentir” O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou nesta quarta-feira (28/5) que os eleitores não podem “votar em qualquer tranqueira” para governar o país, e disparou críticas ao governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Segundo o petista, seu…
Deixe um comentário