Ir para o conteúdo
Casa Brasil Política de humanização do luto materno entra em vigor em 90 dias
Brasil

Política de humanização do luto materno entra em vigor em 90 dias

Compartilhar
Compartilhar

Foi publicada nesta segunda-feira (26) no Diário Oficial da União (DOU) a lei que cria a Política Nacional de Humanização do Luto Materno e Parental, que assegura a humanização nas etapas de atendimento, tratamento e acolhimento a mulheres e familiares que se encontram em situações de perda de um bebê, tanto na fase gestacional como neonatal.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a norma na sexta-feira (23), e com a publicação no DOU, a Lei Nº 15.139 entra em vigor em 90 dias. A expectativa é de que os serviços públicos reduzam os riscos e a vulnerabilidade das mães e outros familiares.

“Tendo como diretrizes a integralidade e equidade no acesso à saúde e no atendimento de políticas públicas e a descentralização da oferta de serviços e de ações, a Política Nacional de Humanização do Luto Materno e Parental, entre outras medidas, promoverá o intercâmbio de experiências entre gestores e trabalhadores dos sistemas e serviços de saúde e de assistência social”, informou o Planalto.

De acordo com o governo federal, a iniciativa pretende estimular o desenvolvimento de estudos e de pesquisas que busquem aperfeiçoar e disseminar “boas práticas na atenção ao luto pela perda gestacional, pelo óbito fetal e pelo óbito neonatal”.

“A norma jurídica dita que caberá aos serviços de saúde públicos e privados, independentemente de sua forma, organização jurídica e gestão, a adoção de iniciativas, como encaminhar mãe, pai e outros familiares diretamente envolvidos, quando solicitado ou constatada a sua necessidade, para acompanhamento psicológico após a alta hospitalar”, detalhou o Planalto.

O acompanhamento, segundo estabelece a lei, será feito preferencialmente na residência da família enlutada ou na unidade de saúde mais próxima da residência, desde que haja, na unidade, um profissional habilitado para lidar com a situação.

A lei também assegura às famílias o direito de sepultar ou cremar o feto ou o bebê nascido morto e de solicitar declaração de óbito com nome do natimorto, data e local do parto e, se possível, registro da impressão digital e do pé, bem como a escolha sobre a realização ou não de rituais fúnebres, oportunizando à família participar da elaboração do ritual, respeitadas as suas crenças e decisões.

É garantido também, aos pais, o direito de atribuir nome ao natimorto.

Ala separada

A legislação prevê a oferta de “acomodação em ala separada das demais parturientes para aquelas cujo feto ou bebê tenha sido diagnosticado com síndrome ou anomalia grave e possivelmente fatal, e para aquelas que tenham sofrido perda gestacional, óbito fetal ou óbito neonatal”.

Nesse caso, os serviços de saúde públicos e privados deverão assegurar a participação, durante o parto do natimorto, de acompanhante escolhido pela mãe; realizar o registro de óbito em prontuário; viabilizar espaço adequado e momento oportuno aos familiares para que possam se despedir do feto ou bebê pelo tempo necessário. Também deverão oferecer assistência social nas situações descritas.

Direitos

As novas regras asseguram a garantia, pelos hospitais, do direito a um acompanhante no parto de natimorto; e assistência social para trâmites legais. Já os profissionais que trabalham em maternidades deverão receber capacitação sobre como lidar com situações de luto.

Outra garantia prevista na nova lei está a de assegurar, às mulheres que tiveram perdas gestacionais, acesso aos exames e avaliações necessários para investigação sobre o motivo do óbito. Está previsto, ainda, acompanhamento específico em uma próxima gestação, o que inclui acompanhamento psicológico.

Com informações da Agência Brasil

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERALBancada do Partido dos Trabalhadores – PT

    CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERALBancada do Partido dos Trabalhadores – PT

    Apoio irrestrito ao Deputado GABRIEL MAGNO Expressamos aqui toda a nossa mais profunda solidariedade e irrestrito apoioao Deputado Gabriel Magno e contra a fala infame, agressiva e mentirosa do DeputadoRoosevelt na sessão de ontem (27/05) da Câmara Legislativa.O jovem Deputado Gabriel Magno tem-se destacado pela postura firme, sériae contundente, mas respeitosa, no debate das ideias…

  • Zoológico de Brasília é fechado por suspeita de gripe aviária

    Zoológico de Brasília é fechado por suspeita de gripe aviária

    Uma ave foi encontrada morta hoje e será analisada O Zoológico de Brasília precisou fechar as portas por suspeitas de casos de gripe aviária no local. Segundo informações preliminares, um pombo e um pato foram encontrados mortos e levantaram suspeitas sobre a infecção. A Secretaria de Agricultura do Distrito Federal (Seagri-DF) esteve no local para fazer uma inspeção. Ainda…

  • Eleitores não podem ‘votar em qualquer tranqueira’, diz Lula no Nordeste

    Eleitores não podem ‘votar em qualquer tranqueira’, diz Lula no Nordeste

    O petista também disparou críticas ao governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, e disse que seu antecessor “só sabia mentir” O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou nesta quarta-feira (28/5) que os eleitores não podem “votar em qualquer tranqueira” para governar o país, e disparou críticas ao governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Segundo o petista, seu…

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Grupo espionava ministros do Supremo e matava sob encomenda

Policiais federais cumpriram cinco mandados de prisão preventiva, quatro mandados de monitoramento...

Tragédia de Mariana: Samarco diz ter investido R$ 10 bilhões em reparações

Valor corresponde ao acordo de repactuação de Mariana e inclui indenizações, reassentamentos,...

O que você precisa saber sobre a primeira onda de frio do ano

A previsão é que, até sexta-feira (30/5), as temperaturas apresentem queda de...

Quem são os autores indígenas que se destacam ao ‘expor feridas e expandir nossa visão de mundo’

A pesquisadora Trudruá Dorrico analisa como mudanças em políticas públicas, a atuação...