
Ministro prevê crescimento do PT em prefeituras no Nordeste
O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil, Wellington Dias, previu a possibilidade de vitória do PT e aliados em diversos municípios no país durante as eleições municipais deste ano, especialmente no Nordeste. Ele deu as declarações ao Metrópoles Entrevista.
Dos 224 municípios no Piauí, local de origem do ministro, ele cogita que seja possível vencer a prefeitura de até 70 cidades, com o PT, e 190, somando os aliados. “Nós vamos crescer, tanto o Partido dos Trabalhadores como os outros”, disse sobre as coligações.
“Hoje já tem pesquisas sinalizando a possibilidade de vitória no primeiro turno”, falou de Teresina (PI), com chapa petista encabeçada por Fábio Novo.
Entre as apostas de vitória de nomes petistas, Dias citou Goiânia (GO), representada pela delegada Adriana Accorsi, e Natália Bonavides, candidata para a prefeitura de Natal (RN).
“Eu sempre digo: em eleição, nada de sapato alto, tem que ter muita humildade, é como se estivesse lá em último lugar e aí é muito trabalho, respeitar sua Excelência, o povo, como eu sempre digo”, comentou.
“Saímos de uma eleição em 2022 bastante polarizada, e ali teve realmente uma mudança do ponto de vista da disputa nacional. O [então] presidente Bolsonaro estava no PL e ele formou ali um bloco de partido de lideranças e isso permaneceu. Eu digo que nas eleições de 24 nós já começamos a colher frutos do projeto que começamos em 2023″, disse.
Na avaliação de Dias, as eleições municipais são um “alicerce” para os pleitos seguintes — em 2026, as urnas decidirão governadores e o próximo presidente da República. “Esse campo político liderado pelo presidente Lula, pelo vice-presidente Geraldo Alckimin, por outros líderes, têm uma condição muito boa de sair da eleição com vitória da eleição municipal. Ela é o alicerce para as outras eleições seguintes”, contou.
“Ela é importante para eleição estadual, eleição federal, eleição de senador, senadora, e também de governador e presidente. Então, a gente está aqui respeitando a lei”, falou sobre os dias de campanha.
Enquanto ministro, Dias está liberado para fazer divulgação de candidatos aos fins de semana. No entanto, também precisa conciliar com outros eventos ligados ao governo federal, assim como é o caso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Com informações do portal Metrópoles
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
-
Confira o que abre e o que fecha no feriado prolongado da Semana Santa e do aniversário de Brasília
Veja como vão funcionar os serviços públicos no Distrito Federal entre esta quinta (17) e segunda-feira (21), e programe-se O feriado da Semana Santa será prolongado este ano, com início nesta quinta-feira (17) – quando foi determinado ponto facultativo pelo Governo do Distrito Federal (GDF) – e término na segunda-feira (21), dia da celebração do…
-
Colômbia declara emergência sanitária por febre amarela
O governo da Colômbia declarou emergência sanitária por febre amarela. De acordo com o ministro da Saúde do país, Guillermo Afonso Jaramillo, os casos da doença vem sendo registrados na região desde setembro do ano passado. Ao longo deste ano, segundo ele, apesar dos esforços para conter as infecções, o cenário se agravou. “Ao todo,…
-
Paciente com câncer se casa na capela do Hospital de Base
A equipe de enfermagem e multiprofissional da enfermaria de hematologia do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) ajudou a tornar possível mais um pedido de um paciente. Na segunda-feira (14), foi realizada, em uma celebração emocionante, o casamento de Marcos Suel do Vale de Jesus, de 26 anos. Internado na unidade desde 28 de…