ANS suspende 70 planos de saúde e atinge 1,6 milhão de usuários
Decisão consta no Monitoramento da Garantia de Atendimento. Outros 40 planos de saúde de sete operadoras terão a venda liberada ainda neste semestre
(crédito: Júlio Lapagesse/CB/D.A Press)
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) suspendeu temporariamente 70 planos de saúde de 13 operadoras em razão das reclamações registradas pelo Monitoramento da Garantia de Atendimento quanto à cobertura assistencial, de acordo com informações divulgadas nesta segunda-feira (27/9) pelo órgão. A medida impacta 1,6 milhão de beneficiários.
O Monitoramento da Garantia de Atendimento acompanha regularmente o desempenho do setor e atua na proteção dos consumidores.
A suspensão começa a valer a partir desta sexta-feira (30) e atinge, principalmente, planos coletivos, como a Federação das Sociedades Cooperativas de Trabalho Médico do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima; Unimed Vertente do Caparaó – Cooperativa de Trabalho Médico LTDA; e Amil Assistência Médica Internacional S.A (incorporadora com mais de 40 planos — de diferentes faixas — suspensos).
O resultado embasa a decisão da ANS pela suspensão de 70 planos de 13 operadoras, mas também libera a comercialização de outros 40 planos de saúde. Os planos suspensos atendem a 1.664.068 milhão de beneficiários e poderão voltar à atuação regular caso apresentem melhorias quanto ao resultado do monitoramento.
Planos de saúde
A Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge) respondeu ao Correio quanto à suspensão dos planos. Em nota, a entidade reforça o compromisso das operadoras de planos de saúde com o aprimoramento contínuo de seus processos, especialmente quando ocorre a suspensão de comercialização, uma vez que a ANS concede, na mesma decisão, prazo para que a operadora possa ajustar o atendimento.
“Atualmente são quase 50 milhões de beneficiários de planos de saúde que, juntos, realizam mais de 1,5 bilhão de procedimentos por ano, uma média de 30 procedimentos para cada beneficiário coberto, sendo consultas, internações, terapias e exames, incluindo tratamentos de baixa, média e alta complexidade, urgências e emergências”, diz a Abramge.
Resultados do Monitoramento da Garantia de Atendimento (2º trimestre):
- 70 planos com comercialização suspensa;
- 40 planos com a comercialização liberada;
- 1.664.068 beneficiários protegidos;
- 37.936 – total de reclamações analisadas no período de 01/04/2022 a 30/06/2022.
Fonte: Correio Braziliense
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