
30% dos eleitores do DF dizem ser de direita, e 14% de esquerda
Um levantamento sobre o panorama político em 2024, feito pelo DataSenado em parceria com a Nexus, revelou que 30% dos eleitores do Distrito Federal se consideram de direita, enquanto 14% se consideram de esquerda. Exatos 15% se consideram de centro e 40% não se identificam com nenhuma das alternativas.
Considerando-se o Brasil como um todo, 29% dos eleitores se consideram de direita, 15% de esquerda e 11% de centro.
A pesquisa consultou 21.808 pessoas de todos os estados brasileiros entre 5 e 28 de junho. O nível de confiança é de 95%, com margem de erro de 1,22 ponto percentual.
Posicionamento político por gênero
A pesquisa aponta que maior parte das brasileiras com mais de 16 anos não se identificam com nenhuma ideologia política ou se declaram de centro (55%). Entre as demais, 24% de consideram de direita, 14% de esquerda e 9% de centro.
O número dos homens que se consideram de direita e que não se identificam com nenhuma ideologia é o mesmo (34%). Exatos 15% se identificam como esquerda, 12% como centro e 5% não soube responder ao levantamento.
Posicionamento político e religião
O estudo também abordou a intersecção entre política e religião. No Brasil, predomina a neutralidade entre os eleitores de todos os credos (39% entre católicos, 42% entre evangélicos e 41% entre outras religiões).
Entre os católicos, 28% dos eleitores se consideram de direita, 15% de esquerda e 10% de centro. Os evangélicos, por sua vez, apresentam 35% de autodeclarados de direita, 8% de esquerda e 9% de centro.
Os demais, classificados como “outras/sem religião”, tiveram empate entre direita e esquerda, cada qual com 21% dos eleitores, e 13% se consideraram de centro.
Com informações do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
-
Distrital Max Maciel diz que decisão do BRB de comprar o banco Master precisa passar pelo plenário da CLDF
O deputado distrital Max Maciel (Psol) disse, em entrevista ao TaguaCei, nesta semana, que a decisão do Banco de Brasília (BRB) de comprar o banco Master precisa ser avaliada também pelo plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). De acordo com Max, pelo fato do BRB ser um banco público, cabe aos distritais, representantes…
-
‘Nunca teve tanto dinheiro para a saúde como tem hoje no DF, portanto, está faltando uma gestão eficiente’, pontua Chico Vigilante
Em entrevista ao TaguaCei, direto do plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), o deputado distrital Chico Vigilante (PT), comentou a respeito dos serviços públicos de saúde do Distrito Federal e afirmou que, se a condição desses serviços está precária, o motivo não é a falta de recurso financeiro, mas, sim, a falta de…
-
‘O Brasil do Lula é bem melhor’, diz deputado Alencar Santana
O deputado federal Alencar Santana (PT-SP) fez diversos elogios à forma como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem conduzido seu governo. O deputado, que falou com o TaguaCei, nesta semana direto da Câmara dos Deputados, ressaltou que o modelo de gestão adotado pelo governo Lula já tem surtido efeitos positivos em todos…