youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Doação de órgãos só é possível com autorização da família; entenda

By  |  0 Comments

Setembro é o mês de conscientização e de incentivo à doação de órgãos e, nesta sexta-feira (27), é celebrado o Dia Nacional da Doação de ÓrgãosMas você sabia que a doação de órgãos no Brasil só acontece se a família autorizar?

👉 De acordo com a legislação brasileira, mesmo com a decisão da pessoa de doar os órgãos, em caso de morte, a palavra final é da família, ou seja, não é possível garantir efetivamente a vontade do doador.

👉 Sendo assim, o diálogo com a família e amigos é essencial para que o desejo seja respeitado, dizem os médicos que trabalham com transplantes de órgãos.

No Brasil, de janeiro a junho deste ano,45% das famílias consultadas nos hospitais não autorizaram a doação de órgãos, ou seja, quase 5 de cada 10 famílias negaram a doação. O dado é da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (veja mais abaixo).

A legislação –lei n° 9.434/2007, regulamentada pelo decreto n° 9.175/2017 – define que a família tem a decisão final, não tendo mais valor a informação de doador ou não doador de órgãos, registrada no documento de identidade.

“A retirada de órgãos, tecidos, células e partes do corpo humano, após a morte, somente poderá ser realizada com o consentimento livre e esclarecido da família do falecido, consignado de forma expressa em termo específico de autorização”, aponta o decreto.

No Brasil, 44.634 pessoas esperam por um transplante de órgão. A maioria (41.261) aguarda um rim, 2.312 um fígado e 431, um coração, segundo dados do Sistema Nacional de Transplantes.

Os estados com mais pessoas na lista de espera por um órgão são: São Paulo (21.531), Minas Gerais (3.886) e Paraná (2.579).

Cai número de doações por falta de autorização das famílias

De janeiro a junho de 2023, a porcentagem de famílias que não autorizaram a doação de órgãos era de 40%. No mesmo período de 2024, a taxa subiu para 45%, segundo dados da Associação Brasileira De Transplante de Órgãos (ABTO).

Não autorização familiar de doação de órgãos

Índice apresenta a porcentagem de famílias que não autorizaram a doação de órgãos

Porcentagem40404545Janeiro a junho de 2023Janeiro a junho de 202401020304050

Fonte: Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO)

Como se tornar um doador?

📌Se você optar por ser um doador de órgãos, o primeiro passo é avisar a família sobre a sua vontade.

👉 Em vida, o doador pode decidir retirar órgãos e tecidos para serem transplantados em cônjuges, companheiros ou parentes até o quarto grau, quando a retirada não gerar risco para a saúde do doador. No entanto, se não houver parentesco ou relação, a doação depende de uma autorização judicial, sendo dispensada no caso de medula óssea. Ou seja, é possível escolher o receptor na doação em vida.

Em um documento, firmado por duas testemunhas, o doador vai definir:

  • O tecido, o órgão, a célula ou a parte do seu corpo que doará para transplante ou enxerto;
  • O nome da pessoa beneficiada;
  • A qualificação e o endereço dos envolvidos.

👉 Após a morte, nem o doador e nem a família podem escolher o receptor.

“Não é necessário deixar a vontade expressa em documentos ou cartórios, basta que sua família atenda ao seu pedido e autorize a doação de órgãos e tecidos”, diz o Ministério da Saúde.

👉 De apenas um doador, é possível obter vários órgãos e tecidos para realização de transplante.

Com informações do G1-DF

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Festival que destaca empreendedorismo de mulheres será realizado neste sábado (5) em Ceilândia

    Festival que destaca empreendedorismo de mulheres será realizado neste sábado (5) em Ceilândia

    Evento reúne atividades de formação e apresentações culturais a partir das 9h Com o objetivo de promover a arte, cultura e o empreendedorismo na periferia, o Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos (MTD) realiza neste sábado (5), o Festival A Renda Delas, que pretende valorizar o protagonismo feminino de mulheres da Ceilândia e Sol…

  • Pix parcelado deve ser lançado em setembro, diz Banco Central

    Pix parcelado deve ser lançado em setembro, diz Banco Central

    Um dia depois de o presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, anunciar inovações no Pix, o órgão divulgou as datas prováveis para o lançamento de três funcionalidades no sistema de transferências instantâneas. As novas ferramentas devem estar disponíveis nas seguintes datas: Pix parcelado O Pix parcelado permitirá que o pagador contraia um crédito para permitir o…

  • Bancos de leite humano: Férias e feriados são períodos de maior necessidade de doação no DF

    Bancos de leite humano: Férias e feriados são períodos de maior necessidade de doação no DF

    Os estoques de leite materno no Distrito Federal costumam diminuir entre o fim e o início do ano, período marcado por férias e feriados, o que impacta a regularidade das doações. A rede da Secretaria de Saúde (SES-DF) tem como meta a coleta de dois mil litros de leite por mês. Entre janeiro e fevereiro,…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *