Aulas gratuitas de saltos ornamentais têm 63 vagas abertas. Participe!
O Complexo Aquático Cláudio Coutinho está com vagas abertas para aulas gratuitas de saltos ornamentais. São 63 oportunidades para quem deseja aprender os conceitos primordiais do esporte olímpico – que consiste em saltar de um trampolim em direção a uma piscina, fazendo movimentos acrobáticos e estéticos.
Para participar, basta ter mais de 6 anos de idade e noção básica de natação. As oficinas ocorrem às terças e quintas e quartas e sextas, às 8h, 9h, 14h e 15h, com aulas de uma hora de duração. São oito turmas semanais, e cada uma comporta 20 alunos – atualmente, há 93 matrículas ativas.
As técnicas são ministradas pelo professor Giovani Casilo, 82. Autor da frase “saltar é mais que pular, é quase voar”, foi ele quem implantou a modalidade no Distrito Federal, em 1973. “É a única escolinha do Brasil exclusivamente para a comunidade, sem interesse competitivo, com foco na iniciação em saltos ornamentais”, explica.
Natural de Pernambuco, Casilo, 82 anos, é referência no esporte: foi atleta de clubes renomados do Rio de Janeiro, como Vasco e Guanabara, além de ter atuado como técnico de atletas olímpicos, entre eles Hugo Parisi e César Castro.
Com mais de seis décadas de experiência, ele conta que o esporte é indicado para todos, até para quem sente medo do trampolim. “A nossa especialidade é tirar o medo”, pontua. “A única coisa que faço questão é que a pessoa nade, mas não precisa saber fazer mais nada – só ter interesse em aprender a saltar.”
Desafio
A aula de saltos ornamentais começa com alongamento e aquecimento fora da piscina. Depois, há um mergulho para “acordar” o corpo e a turma parte para o treinamento no trampolim. A ideia é que conceitos básicos, como postura e posição das pernas, sejam totalmente absorvidos para, algum dia, serem praticados automaticamente.
Participe
As inscrições para as aulas gratuitas podem ser feitas na secretaria da Escola de Esporte, no Centro Poliesportivo Ayrton Senna – Complexo Aquático, de terça a sexta-feira, das 8h às 16h45. Interessados devem apresentar a documentação listada no site da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL). Até fevereiro do ano que vem, novas matrículas estão isentas do pagamento de taxa.
Além das aulas de saltos ornamentais, o Complexo Aquático Cláudio Coutinho oferece as modalidades deep water, natação, nado artístico, musculação, pilates, yoga, mobilidade e karatê.
Siga nossas redes sociais: