Embaixada do Vietnã retribui visita a alunos de Ceilândia
O Centro de Ensino Fundamental 4 de Ceilândia recebeu, na manhã desta segunda-feira (27), o ministro-conselheiro do Vietnã, Dinh Cong Chinh, acompanhado do adido civil, Nong Dam Tuan Linh. O encontro foi uma retribuição à visita feita pelos alunos da escola à embaixada em 9 de novembro.
O intercâmbio faz parte do programa Embaixadas de Portas Abertas, que estimula a troca cultural entre estudantes da rede pública de ensino de Brasília e as representações diplomáticas no Brasil.
O ministro-conselheiro conheceu as dependências da unidade e projetos desenvolvidos pelos alunos, como o que recria materiais descartados no lixo.
O Embaixadas de Portas Abertas tem o objetivo de aproximar os estudantes da rede pública da carreira diplomática e apresentar a eles os costumes de outras partes do mundo
Ainda segundo o ministro-conselheiro, o programa de intercâmbio é ótimo porque dá chance aos alunos de conhecer outro país além do Brasil, e é uma chance para diplomatas que estão morando aqui conhecer a vida real da cidade. “Desejamos que a embaixada receba outros grupos de outras escolas”, completou.
O ministro respondeu dizendo que a guerra acabou há 40 anos e comemorou o fato de os alunos terem conhecido uma outra faceta do país, que fica no sudeste asiático. A capital de lá é Hanói, e a língua oficial, o vietnamita.
O programa Embaixadas de Portas Abertas
O Embaixadas de Portas Abertas foi iniciado como piloto em 2015 e instituído oficialmente em 9 de agosto deste ano. O programa tem como objetivo aproximar os estudantes da rede pública da carreira diplomática e apresentar a eles os costumes de outras partes do mundo.
As atividades fazem parte do programa Criança Candanga, conjunto de políticas públicas voltadas para a infância e a adolescência em Brasília.
A iniciativa, idealizada pela colaboradora do governo Márcia Rollemberg, é uma parceria da Assessoria Internacional, da Secretaria de Educação e da Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB) — que leva os alunos às embaixadas.
Embaixadas interessadas em participar podem enviar e-mail para assessoria.internacional@buriti.df.gov.br.
Com informações da Agência Brasília.