“No caso dos bares, restaurantes e casas noturnas que estão promovendo evento carnavalesco estão sendo interditados e multados”, diz o DF Legal. Mas acrescenta que, “fica a cargo da Polícia Militar (PMDF) dispersar o público”.
O g1 aguarda resposta da Polícia Militar do DF, sobre a atuação da corporação.
Em nota, o DF Legal pediu ainda que as pessoas “não participem de nenhum evento carnavalesco seja nas ruas, seja em estabelecimentos comerciais, pois a restrições foram necessárias para evitar aumento dos índices de transmissão da Covid-19“.
Blocos de carnaval e aglomerações
Aglomeração no Buraco do Tatu neste domingo (27), no DF — Foto: TV Globo/Reprodução
No início da tarde de domingo (27), houve aglomeração no Buraco do Tatu, próximo da Rodoviária do Plano Piloto. Além de estarem muito próximas umas das outras, a maioria das pessoas não usava máscara de proteção.
No sábado (26), um grupo formou um bloco de carnaval para protestar contra a proibição da folia e saiu pela Asa Norte. Eram dezenas de pessoas fantasiadas, aglomeradas e sem máscara de proteção facial, além de ambulantes, que venderam bebida alcoólica (veja vídeo abaixo).
De acordo com a Polícia Militar, o ato começou às 16h e terminou por volta das 20h. A corporação disse que o grupo se concentrou na 706 Norte e seguiu até a 106 Norte.
Grupo faz aglomeração em Brasília durante carnaval — Foto: TV Globo/Reprodução
A PM informou que não houve abordagens ou prisões, mesmo com o desrespeito aos decretos do Executivo. Segundo a corporação, o DF Legal realizou as “negociações”.
A Secretaria DF Legal disse ao g1, no fim de semana, “que foi constatada a realização de um bloco carnavalesco, mas não foram identificados os responsáveis”. Segundo a nota, “Com a chegada do reforço do policiamento, foi feito um acordo com os manifestantes/foliões que encerraram a execução de músicas e o público foi dispersado”.
Segundo a pasta, havia cerca de 250 pessoas no local e, entre elas, muitas crianças.
Bloco de carnaval na Asa Norte tem aglomeração de pessoas
Na noite de quinta-feira (24), dezenas de pessoas se reuniram em um bloco de carnaval na quadra 408 da Asa Norte. A Polícia Militar informou que estava fiscalizando bares, quando encontrou o bloco e fez a desmobilização.
No entanto, moradores contaram que o bloco continuou, e que a festa seguiu com música alta pela madrugada, passando por quadras residenciais até a 413 Norte.
Fila no Setor de Armazenagem e Abastecimento Norte (SAAN) para entrar em festa na sexta-feira (25) — Foto: TV Globo/Reprodução
Na sexta-feira (25) à noite, o DF Legal flagrou bares e casas de shows descumprindo as normas. Na quadra 2 do Setor de Armazenagem e Abastecimento Norte (SAAN) tinha fila para entrar, mas a fiscalização impediu que a festa continuasse. Os agentes interditaram o local por 24 horas e aplicaram multa de R$ 4 mil.
Em Santa Maria, um bar que descumpria os protocolos contra a Covid-19 foi interditado pela segunda vez e, com isso, a multa foi em dobro: R$ 8 mil.
No sábado (26) pela manhã, o DF Legal desmontou uma estrutura que estava sendo erguida no Setor de Clubes Esportivos Norte, sem autorização. No local tinha palco para show e 18 banheiros químicos. O responsável pela estrutura admitiu que a festa aconteceria durante a noite para 800 pessoas.
Estrutura era erguida no Setor de Clubes Esportivos Norte, sem autorização, e foi desmontada pelo DF Legal no sábado (26) — Foto: TV Globo/Reprodução
Por causa do o aumento de casos de Covid-19 e a lotação dos leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) nos hospitais, o carnaval 2022 no DF será sem festas públicas, sem eventos com cobrança de ingresso e sem aglomerações.
O governador Ibaneis Rocha (MDB) informou, na segunda-feira (21), que todas as medidas de restrição contra o novo coronavírus serão mantidas. Desde janeiro, um decreto proíbe shows e eventos com cobrança de ingresso no DF. Além disso, o uso da máscara de proteção facial voltou a ser obrigatório ao ar livre.
Veja o que é permitido e o que é proibido neste carnaval, de acordo com as determinações do governo do DF:
- Bares e restaurantes com música ao vivo, sem cobrança de ingresso e sem espaço de pista de dança (permitida cobrança de couvert artístico);
- Shows e festivais, a partir da comprovação da imunização e sem cobrança de ingresso;
- Eventos esportivos;
- Circos e teatros.
- Eventos carnavalescos, como bailes, shows, desfiles, pagos ou gratuitos ou em espaços abertos ou público;
- Shows, festivais e qualquer tipo de evento com cobrança de ingresso ou com cobrança de contribuições do público;
- Bares e casas noturnas com espaço para dança;
- Festas e raves com cobrança de ingresso.