Ir para o conteúdo
Casa Congresso PL é a bancada que mais perdeu deputados na Câmara. Veja ranking
Congresso

PL é a bancada que mais perdeu deputados na Câmara. Veja ranking

Compartilhar
Compartilhar

Partido Liberal (PL), sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro, elegeu 99 deputados e detém a maior bancada da Câmara dos Deputados na atual legislatura. No terceiro ano de mandato, entretanto, o bloco partidário acumula poucos ganhos e perdas expressivas, o que reduziu o tamanho da bancada – hoje, com 91 parlamentares na Casa Baixa.

Na oposição ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o PL é a sigla com maior redução de tamanho, em números absolutos. Ao considerar entradas e saídas, o partido acumula um saldo negativo de oito parlamentares. É o que mostra levantamento feito pelo Metrópoles (veja tabela abaixo).

Desde o início da legislatura, o PL perdeu 10 deputados e ganhou dois. Desses 10, três migraram para o Republicanos, dois para o Partido Progressista (PP) e um para o MDB — nesse caso, siglas do Centrão. O Partido Socialista Brasileiro (PSB) e o Partido Renovação Democrática (PRD) registraram uma adesão cada. Já o Novo levou dois deputados que antes eram do Partido Liberal.

A baixa mais recente ocorreu na última semana, quando o deputado federal Luiz Lima (Novo-RJ) saiu do PL e migrou para o Novo. Outra mudança deve ocorrer diante da oficialização da mudança do deputado federal Robinson Faria, atualmente no PL, para o Republicanos. A migração, entretanto, ainda não consta no sistema da Câmara.

Com a filiação de Jair Bolsonaro e de aliados do então presidente da República, a sigla do Centrão ganhou destaque e elegeu uma bancada expressiva em 2022. Diante dessa adesão ao bolsonarismo, o partido passou a capitanear a defesa de pautas da direita no Congresso Nacional.

Migrações partidárias

O levantamento do Metrópoles, com base em dados da Câmara dos Deputados e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mapeou as movimentações partidárias dos deputados federais na atual legislatura. Confira a lista completa por partido:

A bancada do Partido Social Cristão (PSC), por exemplo, deixou de existir, ao ser absorvida pelo Podemos. Os cinco parlamentares da bancada extinta encontram-se, atualmente, no Podemos (3 deputados), PSD (1) e Republicanos (1).

Com a segunda maior bancada na Câmara, o Partido dos Trabalhadores (PT) reduziu em apenas dois parlamentares. Após eleger 69 deputados, a sigla atualmente conta com 67 representantes. Já o União Brasil manteve as 59 cadeiras originais.

Republicanos foi o que mais cresceu

O Republicanos, sigla do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), registrou aumento de cinco cadeiras, saltando para 45 parlamentares. Esse saldo empata com o registrado pelo Partido Renovação Democrática (PRD).

O PRD não existia na eleição de 2022. Foi criado em 2023, a partir da fusão do PTB e do Patriota, e tem bancada composta de cinco parlamentares, desde sua fundação.

Com informações do portal Metrópoles

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Câmara dos Deputados cassa mandato de Chiquinho Brazão

Nesta quinta (24/4), a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados decretou que...

CCJ da Câmara vai analisar recurso de Glauber contra cassação nesta 5ª

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, deputado Paulo...

Motta evita falar sobre anistia e defende foco no interesse popular

O presidente da Câmara, Hugo Motta, desconversou sobre projeto que concede anistia...

Regulação das redes sociais movimenta Congresso

Morte da menina Sarah Raíssa reacende disputa a respeito do controle e...