Saúde institui programa de cuidados a populações vulneráveis
Portaria que regulamenta assistência foi divulgada nesta segunda-feira (27). Objetivo é realizar atendimentos em comunidades e áreas de difícil acesso
A Secretaria de Saúde (SES-DF) instituiu, nesta segunda-feira (27), o Programa Expedição Cuidar. Por meio da iniciativa, ações itinerantes passam a levar atendimento multiprofissional, exames laboratoriais, medicamentos da farmácia básica e outros procedimentos a populações vulneráveis. A Portaria nº 255 foi divulgada em edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).
“Queremos oferecer serviços de assistência, prevenção e promoção à saúde em comunidades e regiões com maior dificuldade de acesso”, ressalta a coordenadora de Atenção Primária à Saúde da SES-DF, Sandra França.
Trata-se de uma iniciativa que busca conectar programas de saúde itinerantes com as equipes de Saúde da Família, de Consultórios na Rua, de Saúde Bucal, de Práticas Integrativas e e-Multi. Segundo a coordenadora, as ações devem ser colocadas em prática ainda neste ano. “Estamos finalizando os preparativos logísticos e operacionais”, acrescenta.
Diretrizes
O Expedição Cuidar está alinhado aos princípios estabelecidos pela Lei Nacional nº 13.019/2014 e o Decreto Distrital nº 37.843/2016, que promovem a cooperação entre o poder público e as organizações da sociedade civil para alcançar finalidades de interesse público e recíproco.
A iniciativa se inspira ainda nas diretrizes do Programa Brasil Saudável – Unir para Cuidar, que visa eliminar doenças socialmente determinadas até 2030, em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).
*Com informações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF)
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- Gonet decide apresentar denúncia contra Bolsonaro apenas em 2025
- Governador Ibaneis Rocha assina decreto que cria, na Polícia Civil, a Divisão de Proteção e Combate ao Extremismo Violento
- PF indicia Bolsonaro, Braga Netto e outros 35 em inquérito sobre golpe de Estado
- Veja quem são os indiciados por golpe de Estado em 2022 pela PF
- Senai abre 4,2 mil vagas gratuitas para cursos em 2025; veja como se inscrever