Vamos visitar o Distrito Federal?
Comemorou-se no dia 27 de setembro Dia Mundial do Turismo, setor que impacta diferentes atividades econômicas e tem grande potencial para a geração de trabalho. A expectativa da Secretaria de Turismo do DF (Setur) é que a retomada do segmento seja percebida rapidamente.
As tendências identificadas mundialmente para a retomada do turismo apontam para dois segmentos em que o DF tem forte potencial e estrutura. O primeiro é a preferência por destinos de proximidade, com as pessoas optando por locais alternativos, de curta distância e rápido acesso.
Neste ponto, Brasília está em vantagem, pela localização no centro do país e por ser a única cidade ligada a todas as capitais do Brasil, sendo peça-chave no planejamento das companhias aéreas e agências de turismo.
O segundo segmento é o turismo rural, de aventura e ligado à natureza. “As pessoas querem, cada vez mais, um retorno às raízes, um contato maior com a natureza. O Distrito Federal tem 70% de área rural, está no meio de importantes unidades de preservação ambiental, como a Chapada dos Veadeiros e o Parque Nacional de Brasília, e tem uma excelente estrutura turística que normalmente não se encontra em destinos de ecoturismo”, analisa a secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça.
Novas estratégias
No Distrito Federal, diante da pandemia, um grande ajuste no planejamento de ações foi elaborado pela Setur ouvindo propostas das lideranças representativas do setor: hotéis, restaurantes, bares, eventos, aeroporto, do artesanato e empresários rurais.
A reabertura das atividades e a retomada de eventos vêm sendo planejadas e discutidas junto ao poder público e a iniciativa privada. Segundo a secretária de Turismo, todos os cuidados estão sendo tomados para garantir a segurança dos eventos e, acima de tudo, das pessoas. “Ainda em junho lançamos o Manual de Boas Práticas no Combate à Covid-19, em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do DF, que orientou todo o setor na proteção de colaboradores e hóspedes”, lembra.
Foi publicado o Decreto nº 41.214. que liberou atividades proibidas ou restritas desde o início da pandemia, em março. No setor de eventos, a retomada será gradual. O decreto autorizou, para 6 de outubro, eventos que comportem até 100 pessoas, ampliando para até 300 a partir de 27 de outubro, até 500 a partir de 17 de novembro, até mil a partir de 8 de dezembro e acima de mil pessoas de 5 de janeiro de 2021 em diante.
Siga nossas redes sociais
Site: https://www.ceilandiaemalerta.com.br/
Site: https://jornaltaguacei.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/CeilandiaEmAlerta/
Facebook: https://www.facebook.com/jtaguacei/
Facebook: www.facebook.com/jeova.rodriguesneves
Twiter: https://twitter.com/JTaguacei
Instagram: https://www.instagram.com/p/B7dbhdLH46R/?igshid=1xg5rkqaqkuka
YouTube:https://www.youtube.com/channel/UCPu41zNOD5kPcExtbY8nIgg?view_as=subscriber