youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Casamento Comunitário: 70 casais já garantiram vaga para a primeira cerimônia de 2025

By  |  0 Comments

Josué Andrade, 48 anos, já perdeu as contas de quantas vezes pediu a companheira Marisvânia Desidério, 52, em casamento. No entanto, todas as vezes que eles pararam para colocar no papel os custos para formalizar essa união, sempre optaram por adiar por mais um tempo este sonho.

“E aí já se vão 14 anos! No início era um sonho só dele, mas, com o tempo, se tornou um sonho meu e até da nossa filha de 6 anos. Nós não estamos acreditando que, mesmo com a nossa situação difícil, vamos ter a oportunidade de casar, com tudo que temos direito”, celebrou a futura noiva.

O casal vai tornar realidade os planos de mais de uma década no próximo dia 23 de março, data da primeira edição de 2025 do Casamento Comunitário, programa de iniciativa da Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF). Até o momento, 70 casais já se inscreveram para as 150 vagas da primeira cerimônia do ano.

Não faltará apoio para que esse grande dia seja realmente especial. Além de subsidiar toda a solenidade e arcar com os custos relacionados às taxas de cartório, a Sejus firmou parcerias com várias entidades para garantir os vestidos de noiva e os ternos para os noivos. E não para por aí: os casais ainda terão direito a um voucher para o transporte até o Pontão do Lago Sul, onde será celebrada a cerimônia, com estrutura decorada e espaço para fotografias, que também será cedida pela pasta. No dia do casamento, as noivas serão maquiadas e penteadas como manda o figurino.

Ao lado da noiva, Aline Maria Soares, Paulo Victor Pereira Ramos considera o Casamento Comunitário “fundamental para o início da história da nossa vida juntos”

O casal de estudantes Aline Maria Soares, 24, e Paulo Victor Pereira Ramos, 23, moradores de Planaltina, ficaram surpresos com todos os detalhes reservados para o grande dia deles. “São muitas coisas e tudo muito bem elaborado e organizado. Desde o carro que vai nos levar à cerimônia até a roupa que vamos usar, o local decorado e as fotografias. Para a gente, o casamento é muito importante, mas não cabia no nosso orçamento. Para nós, que somos jovens, esse programa é muito valioso, porque ele é fundamental para o início da história da nossa vida juntos”, comentou Paulo Victor.

A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, explica que a iniciativa do Casamento Comunitário é muito mais do que uma celebração. “É uma forma de promover dignidade, inclusão e o fortalecimento das famílias no DF. Muitas vezes, o sonho do casamento esbarra em barreiras financeiras, e o programa vem justamente para quebrar essas barreiras, oferecendo aos casais a oportunidade de oficializar sua união de forma acessível e especial”, destacou.

O programa Casamento Comunitário teve a primeira edição em 2020 e foi instituído por meio do Decreto nº 41.971/2021. Neste ano, 600 casais vão participar das cerimônias programadas para 23 de março, 29 de julho, 31 de agosto e 7 de dezembro – cada edição contará com 150 casais. Até o momento, foram realizadas dez edições do programa, com mais de 441 casais beneficiados.

Acesse o passo a passo para a inscrição e a lista de entidades parceiras.

Com informações da Sejus-DF

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Moraes nega pedido de Bolsonaro para entregar defesa em 83 dias

    Moraes nega pedido de Bolsonaro para entregar defesa em 83 dias

    O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou nesta quinta-feira (20), em Brasília, pedido feito pela defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro para apresentar defesa no prazo de 83 dias. A solicitação foi feita após Moraes determinar a intimação dos advogados do ex-presidente para se manifestarem sobre a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) no…

  • Juracy Cavalcante Lacerda Júnior é o novo secretário de Saúde do DF

    Juracy Cavalcante Lacerda Júnior é o novo secretário de Saúde do DF

    O médico Juracy Cavalcante Lacerda Júnior é o novo secretário de Saúde do Distrito Federal. O anúncio do titular da pasta foi feito pelo governador Ibaneis Rocha nesta quinta-feira (20). Juracy, que presidia o Instituto de Gestão Estratégica do Distrito Federal (IgesDF), assume no lugar da médica Lucilene Florêncio, que pediu desligamento da secretaria. Ibaneis Rocha…

  • Braga Netto arrecadou dinheiro com agro para financiar manifestantes, diz Cid

    Braga Netto arrecadou dinheiro com agro para financiar manifestantes, diz Cid

    O tenente-coronel Mauro Cid afirmou, durante depoimento prestado ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que o general Walter Braga Netto buscou recursos com empresários do agronegócio para financiar manifestantes envolvidos na tentativa de reverter o resultado das eleições de 2022. O relato faz parte de vídeo da delação premiada do ex-ajudante de ordens…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *