Pandemia de coronavírus muda planos de atletas do DF
O plano de treinamento do nadador paralímpico Wendell Belarmino, de 21 anos, mudou completamente desde o dia 11 de março, quando se despediu temporariamente das piscinas. Devido à pandemia mundial do COVID-19, mais conhecido como coronavírus, o jovem esportista, que recebe o Bolsa Atleta e viaja pelo Compete Brasília, programas da Secretaria de Esporte e Lazer, substituiu o Centro Olímpico da UnB por um ambiente ainda mais familiar. Na sua casa, em Sobradinho, ele pratica diariamente exercícios funcionais para manter a forma e o corpo ativo.
Mesmo com a vaga garantida para o maior evento esportivo do mundo, ele avalia como acertada a decisão do Comitê Olímpico Internacional (COI), em parceria com o Comitê Organizador de Tóquio, em adiar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio para o próximo ano. “Se tivesse mantido a data, acho que seria ruim, tanto do ponto de vista da saúde como do desempenho dos atletas. Mas claro que o planejamento de todos os esportistas será alterado. Só esperamos que tudo isso se resolva o quanto antes”, destaca ele que, entre outros pódios, levou seis medalhas no Parapan-americanos de Lima (2019).
COPs
Por conta das ações de combate ao coronavírus, que determinou a suspensão das aulas nos Centros Olímpicos e Paralímpicos (COPs), na Escola de Esporte, nas academias, clubes e ginásios, a Secretaria de Esporte e Lazer lançou o desafio #SeMoveBrasília. A ação é um incentivo para que os profissionais de Educação Física do Distrito Federal a publiquem vídeos curtos com dicas de exercícios físicos para a população praticar dentro casa.
A medida é um estímulo para a população sair do sedentarismo neste período de quarentena. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) é recomendado fazer 30 minutos de exercício físico por dia, isto porque as atividades físicas fazem bem para o corpo, mente e aumenta a imunidade. E ainda ajuda no combate de uma série de doenças pulmonares e cardíacas.
Nas redes sociais os professores das 12 unidades dos Centros Olímpicos e Paralímpicos já entraram no clima do desafio. Para o secretário de Esporte e Lazer, Leandro Cruz, a mobilização destes profissionais mostra o empenho e comprometimento com os alunos que estão sem praticar uma modalidade esportiva.
Teletrabalho
Devido o Decreto número 40.546, publicado pelo Governo do Distrito Federal, a Secretaria de Esporte e Lazer, opera pelo regime de teletrabalho. O atendimento e o protocolo estão fisicamente fechados. O envio documentos deve ser feitos pelo e-mail: protocolo@esporte.df.gov.br
A SEL também possui um número para dúvidas por mensagens de texto (Whatsapp): 61 99270-9325.
As aulas, atividades esportivas e recreativas estão suspensas na Escola de Esporte e Centros Olímpicos e Paralímpicos até o dia 5 de abril, devido a publicação do Decreto de Nº40.539, de 19 de março de 2020. O programa Compete Brasília também continua suspenso e por tempo indeterminado.
Siga nossas redes sociais
Site: https://www.ceilandiaemalerta.com.br/
Site: https://jornaltaguacei.com.br/
Página no Facebook: https://www.facebook.com/CeilandiaEmAlerta/
Página no Facebook: https://www.facebook.com/jtaguacei/
Facebook: https: www.facebook.com/jeova.rodriguesneves
Twiter: https://twitter.com/JTaguacei
Instagram: https://www.instagram.com/p/B7dbhdLH46R/?igshid=1xg5rkqaqkuka