Situação da Unidade de Acolhimento de Taguatinga é discutida em audiência pública
A Unidade de Acolhimento para Crianças e Adolescentes da M Norte (Unac), em Taguatinga, foi tema de audiência pública coordenada pela Promotoria de Justiça de Defesa da Infância e da Juventude. No encontro, foram debatidos assuntos relacionados à nomeação de gerentes das Unidades de Acolhimento para Crianças e Adolescentes e de gestores de política socioassistencial no âmbito da Secretaria de Desenvolvimento Social. Também se recomendou ao Governo do Distrito Federal (GDF) que seja definido se a Unac III funcionará como espaço inicial de acolhimento ou como abrigo institucional.
Outro pedido foi que sejam firmadas parcerias com entidades não governamentais para oferecer oficinas aos acolhidos. Atualmente a Unac funciona como abrigo institucional e casa de passagem, um espaço inicial de ingresso de adolescentes no acolhimento para triagem e vinculação.
Os participantes da audiência lembraram que a Unac não deve ter o objetivo de servir de abrigo permanente, mas, sim, como ponto de passagem, para que em seguida o abrigado retorne ao convívio familiar, seja o da família de origem ou substituída (adoção, guarda ou tutela).
Fotos: Ministério Público do Distrito Federal e Territórios