youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Casos de dengue sobem no DF e se aproximam de um novo recorde, mostra Secretaria de Saúde

By  |  0 Comments

Apenas nos primeiros quatro meses deste ano, o Distrito Federal registrou uma triste marca do avanço da dengue. Entre 3 de janeiro e 8 de maio, a Secretaria de Saúde (SES-DF) identificou 43.104 casos da doença na capital, o que representa um aumento de 528,2% no número de infectados, em comparação ao mesmo período de 2021, quando foram registrados 6.593 casos prováveis. Um levantamento com os Informativos Epidemiológicos publicados pela SES-DF desde 2012 e verificou que a quantidade de casos de 2022 já se aproxima dos totais de 2020 (47.575) e de 2019 (44.311), quando foram registrados os maiores números da última década. Vale destacar que, em 2020/21, o isolamento social impactou para baixo o número de casos.

Além disso, o mais recente Boletim Epidemiológico da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, divulgado em 13 de maio, aponta que a Região Centro-Oeste teve a maior taxa de incidência de dengue neste ano, com 1.171 casos por 100 mil habitantes. E entre as 27 unidades da Federação (UF), o DF teve a segunda maior taxa nos primeiros quatro meses do ano, com cerca de 1.223 casos por 100 mil habitantes. Neste levantamento, o DF ficou atrás apenas de Goiás, que registra 1.714 casos de dengue por 100 mil habitantes.

Combate constante

Em nota, a SES-DF a pasta ressaltou que os casos de dengue passaram a aumentar em todo o país, e não apenas no DF, desde dezembro de 2021. O órgão também listou fatores que podem ter contribuído para esse aumento: as mudanças climáticas e a adaptabilidade do mosquito Aedes aegypti a essas mudanças; as fortes chuvas registradas no fim de 2021 e início de 2022; e o comportamento da população, que passou a ficar mais em casa devido a pandemia de covid-19, o que gerou o acúmulo de lixo e outros materiais favoráveis a proliferação do mosquito.

A secretaria também informou que o GDF tem se esforçado para executar, diariamente, em todas 33 regiões administrativas (RAs), atividades de prevenção e combate à dengue. “Foram 500 novos agentes contratados no fim do ano passado. Todos os dias, os agentes de vigilância ambiental estão nas ruas vistoriando os imóveis do DF, e recentemente, 300 militares do Corpo de Bombeiros (CBMDF) foram capacitados para colaborar nas vistorias. De janeiro até o início de maio, foram vistoriados 1,4 milhão de imóveis no DF”, acrescentou.

Siga nossas redes sociais

Site: https://www.ceilandiaemalerta.com.br/

Site: https://jornaltaguacei.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/CeilandiaEmAlerta/

Facebook: https://www.facebook.com/jtaguacei/

Facebook: www.facebook.com/jeova.rodriguesneves

Twitter: https://twitter.com/JTaguacei

Instagram: https://www.instagram.com/p/B7dbhdLH46R/?igshid=1xg5rkqaqkuka

YouTube:https://www.youtube.com/channel/UCPu41zNOD5kPcExtbY8nIgg?view_as=subscriber

Jornalista

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *