youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Inflação do DF foi de 1,21% em abril, com alta no setor de transportes

By  |  0 Comments

A inflação no Distrito Federal teve aumento de 1,21% em abril, conforme aponta o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), índice mensal que permite acompanhar a variação de preços e bens de serviços comprados pelo consumidor final e é indicador oficial da inflação no país, apresentado na tarde desta quarta-feira (11/5), no canal do YouTube da Codeplan. 

Apesar da elevação dos níveis de preços, o percentual indica uma desaceleração do ritmo de crescimento dos preços quando comparado a março (+1,41%). Entre as 16 regiões pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), a inflação da Capital Federal foi a terceira maior, ficando empatada com Belém (PA) e Campo Grande (MS), e acima da média nacional (1,06%). 

A pressão inflacionária teve forte influência do grupo de Transportes, cuja variação de +2,98% acresceu 0,73 ponto percentual (p.p.) ao índice geral de abril de 2022. Esse comportamento está associado aos repetidos aumentos percebidos nos preços dos Combustíveis (+6,12% e 0,62 p.p.), em especial da Gasolina (+6,16% e 0,59 p.p.), mesmo não havendo reajuste da Petrobras no mês. O grupo de Alimentação e bebidas (+1,08% e 0,18 p.p.) também contribuiu para a inflação do período. 

Ao detalhar a variação de preços sentida pelas diferentes faixas de renda, observou-se que os 25% mais pobres da região perceberam aumento de 0,97% nos preços em abril, enquanto os 25% mais ricos tiveram um incremento de 1,16%. As faixas intermediárias foram as mais afetadas pelos preços no mês, com alta de 1,34% na faixa média-baixa e 1,42% na faixa média alta. Esse padrão é reflexo do fato de os gastos com Gasolina terem pesos menores nas faixas das pontas, seja pelas famílias não possuíram tanto veículo próprio (no caso da faixa de baixa renda) ou por terem mais recursos para gastar com outros produtos (na de alta renda). 

O pesquisador da Diretoria de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas da Codeplan, Renato Coitinho, explica que a gasolina segue sendo o principal vetor de inflação tanto no cenário distrital quanto nacional. “Esse produto acumula alta de 33,38% entre maio de 2021 e abril de 2022 e eleva também os demais preços da economia, pois gera maiores custos para os comerciantes e empresas em adquirir seus insumos e entregar suas mercadorias. Temos visto nos últimos três meses consecutivos uma elevação nos preços de mais de dois terços dos itens acompanhados pelo IBGE, explicando o distanciamento entre a inflação observada e as metas estabelecidas pelo Banco Central. Ainda assim, tivemos em abril uma redução nos preços da Energia elétrica que ajudou a segurar um resultado maior no mês”, aponta Coitinho. 

Assista aqui a apresentação do estudo

Siga nossas redes sociais

Site: https://www.ceilandiaemalerta.com.br/

Site: https://jornaltaguacei.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/CeilandiaEmAlerta/

Facebook: https://www.facebook.com/jtaguacei/

Facebook: www.facebook.com/jeova.rodriguesneves

Twitter: https://twitter.com/JTaguacei

Instagram: https://www.instagram.com/p/B7dbhdLH46R/?igshid=1xg5rkqaqkuka

YouTube:https://www.youtube.com/channel/UCPu41zNOD5kPcExtbY8nIgg?view_as=subscriber

Jornalista

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *