youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

SINTFUB realiza reunião para discutir melhorias para a categoria dos laboratoristas da UnB

By  |  0 Comments

O SINTFUB realizou uma reunião com dezenas de trabalhadores e trabalhadoras dos laboratórios da Universidade de Brasília (UnB), na qual debateu alternativas e soluções para problemas graves que estão afetando esses servidores e servidoras: a falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), a falta de Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs) e os problemas de infraestrutura e segurança para o trabalho na UnB.

Na reunião, a direção do sindicato expôs os problemas existentes e o andamento das tratativas com a gestão da UnB, que se mostrou surpresa ao receber a denúncia do sindicato sobre a falta de EPIs para os servidores e servidoras.

Foi apresentado aos presentes um conjunto de propostas para aquisição de EPIs pela UnB, visando criar uma Comissão Permanente para o acompanhamento das compras, do estoque e da distribuição; assim como também dimensionar prazos.

Outro problema apontado foi em relação ao armazenamento. Com a precarização das estruturas da Universidade, instalações como o almoxarifado do campus Ceilândia podem se constituir como verdadeiras “bombas-relógio”, tendo em vista que o mesmo acondiciona ácidos fracos, ácidos fortes e reagentes, que misturados podem causar acidentes graves e/ou explosões. O SINTFUB irá propor, inclusive, um Grupo de Trabalho junto à Fasubra, para estudar a situação de outras Universidades e construir uma proposta de solução conjunta para essa situação.

Por fim, foi apresentada a problemática da defasagem de legislação quanto à segurança do trabalho para os servidores públicos e as servidoras públicas, visto que a maior parte das normas dessa área são para trabalhadores e trabalhadoras da iniciativa privada (celetistas), deixando ausentes os servidores e servidoras regidos pelo Regime Jurídico Único (RJU).

O SINTFUB deixou claro que, mais do que exigir EPIs, EPCs e instalações adequadas à UnB, o principal objetivo do sindicato é a preservação das vidas dos servidores, servidoras, alunos e alunas da Universidade. Foi lembrado no debate que a própria Organização Internacional do Trabalho (OIT) preconiza em suas resoluções de ninguém deve ser obrigado a trabalhar arriscando a sua vida, o que fará com que nosso sindicato tenha rigor na cobrança das soluções desses problemas pela UnB.

Siga nossas redes sociais

Site: https://www.ceilandiaemalerta.com.br/

Site: https://jornaltaguacei.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/CeilandiaEmAlerta/

Facebook: https://www.facebook.com/jtaguacei/

Facebook: www.facebook.com/jeova.rodriguesneves

Twitter: https://twitter.com/JTaguacei

Instagram: https://www.instagram.com/p/B7dbhdLH46R/?igshid=1xg5rkqaqkuka

YouTube:https://www.youtube.com/channel/UCPu41zNOD5kPcExtbY8nIgg?view_as=subscriber

Jornalista

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *