“Abin Paralela”: Ex-secretário da Receita não comparece para prestar depoimento na PF
É a segunda tentativa da corporação de ouvir Tostes no caso que investiga um suposto esquema de monitoramento ilegal realizado pela agência
O ex-secretário da Receita Federal do Brasil durante o governo do ex-mandatário Jair Bolsonaro (PL), José Barroso Tostes Neto, não compareceu nesta segunda-feira (29) à sede da Polícia Federal, em Brasília, onde deveria prestar depoimento às 15h.
Conforme relatado pela CNN, até as 16h, a Polícia Federal não havia recebido qualquer justificativa da defesa de Tostes. Como foi intimado, ele não poderia faltar ao depoimento sem apresentar uma justificativa válida.
Esta é a segunda tentativa da corporação de ouvir Tostes no caso que investiga o suposto monitoramento ilegal realizado pela chamada “Abin Paralela”. Na última semana, a defesa do ex-secretário conseguiu adiar o depoimento que estava previsto para quinta-feira (25).
Os investigadores buscam verificar se houve desdobramentos práticos de uma reunião no Planalto que envolveu advogadas de Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o ex-mandatário Jair Bolsonaro (PL), o ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) Alexandre Ramagem, e o general Augusto Heleno, então ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI).
A suspeita é que membros da “Abin Paralela”, a pedido de Jair Bolsonaro, tentaram formular estratégias para impedir a apuração de servidores da Receita Federal sobre Flávio Bolsonaro, que estava sendo investigado por um suposto esquema de rachadinha.
A corporação quer descobrir se Tostes sofreu pressão devido às investigações sobre Flávio, quem ordenou a abertura do Processo Disciplinar contra os fiscais da Receita envolvidos na apuração, assim como a razão por trás dos procedimentos internos.
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- OAB Nacional exige responsabilização por ameaças à democracia
- Ibaneis propõe reduzir ITBI para 1% em imóveis novos e prontos
- Após ajustes, governo corta mais R$ 6 bilhões do Orçamento deste ano
- É falso conteúdo dizendo que parcela de janeiro do Bolsa Família será paga junto à de dezembro
- Moraes determina sigilo extremo no inquérito sobre golpe