youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Ex-deputado federal, Pedro Celso, fala sobre os acertos do governo Lula, ressalta a importância das eleições municipais deste ano, e afirma que seu nome estará à disposição do PT para o pleito de 2026

By  |  0 Comments

O ex-deputado federal Pedro Celso (PT-DF) falou com exclusividade do TaguaCei nesta segunda-feira (29). Em entrevista na sede do jornal em Ceilândia, o ex-deputado federal, que também foi deputado distrital por dois mandatos, comentou sobre os rumos do terceiro governo de Luíz Inácio Lula da Silva, analisou a conjuntura econômica social e comentou sobre a importância das eleições municipais deste ano para o fortalecimento do PT e do governo.

Para Pedro Celso, o governo de Lula tem tudo para ser uma gestão que entrará para a história do país, porém, primeiro, é preciso corrigir alguns pontos que tem atrapalhado o mandato. Entre esses pontos está o atual presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, que, segundo o ex-deputado federal, tem sido um sabotador das políticas econômicas do governo.

“Lula é uma pessoa de uma sabedoria, de uma inteligência muito grande porque as dificuldades para Lula governar são muitas. Por um lado, ele tem um presidente do Banco Central, esse senhor Roberto Campos, que faz oposição a ele e atrapalha de forma muito sutil, mas faz oposição”, comenta. “Do outro lado ele tem um Congresso Nacional com um centrão, com uma goela, com uma garganta enorme, que nada sacia a sede, a fome do centrão, que boicota permanentemente o governo de Lula”, completa.

Porém, mesmo com esses empecilhos, Pedro Celso lembra que o governo tem conseguido trabalhar. Exemplos, ele ressalta, são os investimentos em áreas cruciais para o desenvolvimento do país, com infraestrutura, construção civil, educação, saúde, aumento real do salário mínimo, entre outros.

“Isso não é conversa minha, é só olhar, diminuiu a fome, ontem [Lula] fez um pronunciamento extraordinário na televisão, dizendo que reduziu a fome, que tinha aumentado no governo passado e nós tínhamos saído do mapa da fome. Agora estamos saindo novamente desse famigerado mapa da fome. Ele tem conseguido baixar os índices de inflação, tem conseguido baixar o desemprego, então, o Lula tem feito um governo muito bom, além da questão diplomática”, diz Pedro Celso, ressaltando que o país voltou a ser respeitado internacionalmente.

Eleições municipais

O ex-deputado federal também falou sobre as eleições municipais deste ano. Mesmo não havendo eleições municipais no Distrito Federal, Pedro Celso disse que é importante eleger prefeitos e vereadores do PT nos municípios a fim de fortalecer não só a legenda nessas cidades, mas também ajudar o partido em âmbito nacional, uma vez que os prefeitos e vereadores eleitos depois trabalharão para o partido nas eleições presidências em 2026.

“Nossa direção nacional na sua capacidade de leitura da realidade em nível nacional, em nível estadual e em nível local saberá dizer onde é que o PT tem força para lançar a candidatura própria, onde ele tem que fazer alianças, onde tem prioridade para eleger vereadores e onde for possível também eleger prefeitos, especialmente nas cidades com mais de 100 mil habitantes”, diz.

No caso do DF, Pedro Celso falou sobre a região do Entorno, onde o PT deverá, segundo ele, sair bem colocado no pleito deste ano. “Acredito que aqui no Entorno o PT do Distrito Federal terá vereadores e prefeitos. Então acredito que nós vamos ter uma uma boa notícia, um bom resultado eleitoral nessas eleições de 2023”, afirma.

Mesmo com todo ataque a grande mídia tem disparado contra o PT, Pedro Celso avalia que o partido conseguirá eleger um número alto de prefeitos e vereadores. “Nós vamos saber superar isso e fazer uma bela campanha agora, e em 2024, teremos um bom número de prefeitos e de vereadores para atender as carências, as necessidades e vontades da nossa grande população que precisa de projetos políticos à altura das necessidades da nossa gente”, afirma.

PT

Outro assunto abordado pelo petista foram as eleições internas do partido, o chamado Processo de Eleições Diretas (PED). Para Pedro Celso, esse novo pleito será momento de renovação do partido, e de redirecionamento dos rumos da legenda, que deverá buscar um caminho mais voltado para a construção de uma sigla forte e independente.

“Precisamos de uma renovação dentro do nosso partido, precisamos ter mais união, precisamos aprimorar mais para levar Lula a mais um mandato, além de fazermos um grande mandato de deputados estaduais e federais, e de governadores”, diz. “Acredito que precisamos de renovação, acredito que o PT precisa ouvir mais as suas bases. Houve um distanciamento da direção com a base partidária e é preciso dar mais voz, dar mais vez ao partido, é preciso renovação nas câmaras de vereadores, para fortalecermos a candidatura de Lula para 2026”, resume.

Oposição

Em razão de sua longa carreira política, Pedro Celso salienta que a grande oposição que o PT e os demais partidos de esquerda enfrentam hoje vem dos partidos de direita, que ganharam visibilidade após a eleição do ex-presidente Jair Bolsonaro. Na visão do ex-deputado federal, além de lutar contra a oposição no ambiente político, também é preciso combater a direita em suas táticas, como por exemplo, a produção de fake news.

“Eles [partidos de direita] estão juntando forças para ter uma maioria no Senado porque aí eles vão poder fazer impeachment de ministro do Supremo Tribunal, fazer impeachment de outros setores da nossa sociedade. É o fascismo, ele não para. Portanto, cabe a nós, enquanto um partido de esquerda e os nossos aliados, nos esforçarmos ao máximo para elegermos muitos representantes na Câmara dos Deputados e no Senado”, explica.

Para Pedro Celso, esse trabalho precisa abranger todos os segmentos da sociedade, e não apenas alguns nichos, que, sozinhos, não conseguem fortalecer os partidos de esquerda. “Não basta ser só de setor A, do setor B ou C, ou pertencer a sexo tal ou a gênero tal, mas, sim, ter base eleitoral com capacidade de se eleger para nós fazermos uma grande bancada, melhorar o nosso desempenho em 2026 na Câmara e no Senado para darmos sustentação a um próximo governo Lula em 2026. Acredito firmemente em Lula em 2026 com mais um mandato para o Partido dos Trabalhadores, mais um mandato para o povo trabalhador desse país, com a base de sustentação melhor no Congresso Nacional.”

Futuro político

Mesmo tendo estado fora dos últimos pleitos, Pedro Celso diz que sempre esteve atuante na política partidária no DF. Com forte presença entre os militantes do PT, o ex-deputado comentou que seu nome estará à disposição do partido para integrar o quadro de candidatos que venham a compor as opções do partido em 2026.

“Nós estamos trabalhando e vendo as fusões para 2026 e conforme forem essas as alianças nós vamos conseguir construir uma estrutura para uma disputa eleitoral. Nós vamos estar à disposição do partido para disputar uma eleição, quer a nível da Câmara Distrital, quer nível da Câmara Federal. Essa é uma discussão que nós vamos fazer internamente, na nossa corrente dentro do partido e também dentro do próprio partido, sempre estando à disposição PT, seja em nível nacional ou local”, afirma Pedro Celso.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *