
Sintfub realiza a 21ª edição do Congresso dos Trabalhadores da UnB
O Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília (Sintfub) realizou, no dia 26 de agosto, na Praça Chico Mendes, no campus Darcy Ribeiro da UnB, o XXI Congresso dos Trabalhadores da UnB (Consintfub). Na pauta, temas como a atualização do estatuto dos servidores, revisão dos mandatos das futuras diretorias, possibilidade de reeleição e a assuntos relacionados ao fortalecimento da coordenação geral.
O presidente do Sintfub, Edmilson Rodrigues Lima, disse que Congresso é mais uma forma que os trabalhadores da UnB têm para dialogar em conjunto com o intuito de buscar melhorias para a categoria.
“Nós servidores estamos nos preparando para uma grande campanha salarial para o ano que vem. E o ponto central nosso é a posição de ser contra a reforma salarial administrativa, contra a reforma trabalhista, e contra essa política do atual governo federal”, diz Lima.

Um dos principais pontos aprovados no Consintfub foi a prorrogação do mandato para os cargos de diretores a partir da próxima eleição, que deve ocorrer nos dias 8 e 9 dezembro deste ano. “A mudança que nós fizemos é para a próxima gestão. Nós não estamos ampliando o nosso mandato, é para a próxima gestão, isso é importante de ressaltar”, pontua o presidente do Sintfub.
O sindicalista também comentou sobre a atual situação do servidor público, que terá que enfrentar pela frente, a tentativa do governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de “acabar com o serviço público” por meio a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 32), que está sendo apreciada no Congresso Nacional.
“O que nós queremos é colocar para a sociedade, que nós temos que defender uma política de fortalecimento da gestão pública. Nós precisamos construir uma unidade para enfrentar esse governo e, ano que vem, nós queremos participar desse processo de unidade contra esse governo”, afirma Lima.
Assim também pensa o outro sindicalista e membro da direção do Sintfub, Chicão, que, por ter experiência política partidária – ele já foi presidente do Partido dos Trabalhadores na região administrativa de São Sebastião – acredita que o caminho de todas as organizações que representam os trabalhadores no Distrito Federal e no país, sair em apoio a uma candidatura de esquerda que, no momento, é traduzida na figura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que se encontra em primeiro lugar nas pesquisas de intenção de voto.

“O governo de Bolsonaro é um conjunto de coisas ruins. Nós não deixamos em nenhum momento que o sindicato ficasse fechado durante a pandemia, justamente para atender aos trabalhadores que já sofrem com o descaso do governo”, diz Chicão. “Temos problemas na universidade, não são poucos, mas estamos resolvendo. Mas tudo isso é feito sob um governo nefasto, incompetente, arrogante e prepotente”, completa.
Siga nossas redes sociais
Site: https://www.ceilandiaemalerta.com.br/
Site: https://jornaltaguacei.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/CeilandiaEmAlerta/
Facebook: https://www.facebook.com/jtaguacei/
Facebook: www.facebook.com/jeova.rodriguesneves
Twiter: https://twitter.com/JTaguacei
Instagram: https://www.instagram.com/p/B7dbhdLH46R/?igshid=1xg5rkqaqkuka
YouTube:https://www.youtube.com/channel/UCPu41zNOD5kPcExtbY8nIgg?view_as=subscriber