youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Desemprego no DF recua para 15,4% em setembro, atingindo menor índice em um ano

By  |  0 Comments

A taxa de pessoas desempregadas na capital tem leve queda, com a criação de 30 mil novos postos de trabalho em relação ao ano anterior

Serviços e comércio foram os maiores impulsionadores da recuperação de postos de trabalho no DF, com aumento de contratações no último ano | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

Este recuo é atribuído, em grande parte, à criação de 30 mil novos postos de trabalho nos últimos 12 meses, número superior ao aumento da População Economicamente Ativa (PEA), que teve 13 mil pessoas a mais buscando inserção no mercado. Esse crescimento do nível ocupacional foi acompanhado por uma queda no desemprego aberto, que passou de 13,3% para 12,9% da PEA, enquanto o desemprego oculto teve leve aumento de 2,3% para 2,5%.

“Encerramos o último trimestre do ano com boas notícias: o desemprego é menor e o rendimento maior que os registrados no ano anterior, no mesmo período”

Lucia Garcia, economista e técnica do Dieese

A pesquisa também aponta que serviços e comércio foram os maiores impulsionadores dessa recuperação, apresentando elevação nas contratações ao longo do último ano. Já o setor público e os trabalhadores autônomos mantiveram-se estáveis, enquanto o volume de empregados domésticos e de assalariados sem carteira assinada reduziu, sinalizando uma movimentação de consolidação nos setores formalizados.

Na Periferia Metropolitana de Brasília (PMB), a taxa de desemprego cresceu para 15,1% em setembro de 2024 em relação a agosto (13,3%), embora a proporção de desempregados registrados no último mês seja inferior ao identificado no mesmo período de 2023, quando era de 15,9%. O setor de construção foi o principal responsável pela manutenção do emprego na região, registrando um aumento de 6,5% no número de trabalhadores, em contraponto ao setor de Serviços, que teve retração de 5,9%.

A economista e técnica do Dieese Lucia Garcia ressalta que os números do último trimestre trazem um alívio, com queda no desemprego e aumento de renda em comparação ao ano passado. Ainda assim, Garcia alerta para desafios que acompanham esse cenário, como a queda de empregos domésticos e públicos e o aumento de aposentados.

“Encerramos o último trimestre do ano com boas notícias: o desemprego é menor e o rendimento maior que os registrados no ano anterior, no mesmo período. Trata-se de uma folga necessária para refletir sobre movimentos que se acentuam e demandam atenção, como a queda do emprego doméstico, o recuo do emprego público e o aumento de aposentados. Uma pausa para respiro, mas com os desafios que gestores devem enfrentar à frente.”

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Da estética à boa infraestrutura! Conheça as vantagens que só as portas de madeira da Terraviva Madeiras têm a oferecer

    Da estética à boa infraestrutura! Conheça as vantagens que só as portas de madeira da Terraviva Madeiras têm a oferecer

    A Terraviva Madeiras tem feito uma campanha neste mês de novembro para divulgar as vantagens de se adquirir suas portas de madeira. Como nossos leitores já sabem, a Terraviva Madeiras é uma loja completa, sendo líder em portas e janelas de madeira reflorestada. Com quatro lojas no Distrito Federal e uma em Valparaíso de Goiás,…


  • Governo adia divulgação de resultados do Concurso Nacional Unificado

    Governo adia divulgação de resultados do Concurso Nacional Unificado

    A divulgação dos resultados finais do CNU (Concurso Nacional Unificado) foi adiada. Inicialmente marcada para esta quinta-feira (21), a apuração da seleção foi postergada pelo MGI (Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos) nesta quarta (20). A nova data será divulgada amanhã. O motivo ainda não foi informado. O concurso serve para preencher…


  • Relação entre Brasil e China vive melhor momento, diz Xi Jinping

    Relação entre Brasil e China vive melhor momento, diz Xi Jinping

    O presidente da China, Xi Jinping, que faz visita de Estado ao Brasil nesta quarta-feira (20), afirmou que a relação entre os dois países vive o seu melhor momento na história. O líder chinês foi recebido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio da Alvorada, residência oficial. Ambos assinaram 37 novos acordos bilaterais. “Mantive…


Jornalista

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *