Mercadante defende corte de gastos e diz que Brasil tem condições de atingir grau de investimento
O presidente do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social), Aloizio Mercadante, disse nesta segunda-feira (28) que o Brasil tem plenas condições de atingir o grau de investimento da dívida e que o governo precisa cortar gastos para reverter as expectativas.
Em discurso no 7º Fórum Brasil de Investimentos, evento realizado pela ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), Mercadante destacou indicadores como taxa de desemprego, inflação e crescimento para justificar a classificação.
“Eu acho que nós temos todas as condições de atingir o grau de investimento, e o governo tem que cortar gastos com seletividade, com critério, sem comprometer o crescimento do investimento, mas tem que cortar e reverter a expectativa”, disse Mercadante.
No início do mês, a agência de classificação de risco Moody’s elevou a nota de crédito do Brasil de “Ba2” para “Ba1”, deixando o país a um passo do chamado grau de investimento, quando é considerado seguro –ou seja, com baixos riscos de calote para quem investe em seus títulos de dívida.
O presidente do BNDES ainda disse, no entanto, que é necessário resolver a questão da taxa de juros, hoje em 10,75% ao ano. Boletim Focus divulgado nesta segunda-feira (28) mostra que a perspectiva do mercado para a Selic é de taxa 11,75% no fim deste ano.
“Eu ando ‘mudis’ [mudo] sobre juros, e a Faria Lima precisa deixar de ficar ‘surdis’ [surda] para a gente dialogar bem e encontrar um caminho que vai reverter as expectativas sobre o Brasil”, disse, repetindo fala da semana anterior durante evento da Bloomberg no qual também ironizou o mercado financeiro por não refletir as perspectivas positivas para o país.
Mercadante também destacou no evento da Apex os investimentos realizados na indústria, na transição energética e a realização da COP30 no país, prevista para acontecer no ano que vem em Belém.
“A transição energética é cara e precisa de políticas públicas”, disse.
O evento também contou com a participação do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e da ministra Simone Tebet (Planejamento).
Com informações do Jornal de Brasília
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
-
Swedenberger do Nascimento, o Berger, participa da sessão na CLDF que celebra os 30 anos do primeiro governo do PT no DF
O secretário-executivo do Ministério da Saúde, segundo cargo mais importante dentro do escalão da pasta, Swedenberger do Nascimento Barbosa, mais conhecido como Berger, foi um dos presentes participou da sessão solene, ocorrida nesta quinta-feira (21), na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) para celebrar os 30 anos da eleição do 1º governo do Partido dos…
-
Ex-governador do DF, Cristovam Buarque, participa de sessão na CLDF que homenageia os 30 anos de seus governo na capital federal
O primeiro governo do Partido dos Trabalhadores (PT) no Distrito Federal foi comandado pelo ex-governador Cristovam Buarque e pela sua vice Arlete Sampaio. Em razão disso, a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), celebrou nesta quinta-feira os 30 anos da eleição do 1º governo do PT no DF. O evento, aconteceu a pedido do deputado…
-
Ricardo Vale participa das comemorações dos 30 anos da eleição do 1º governo do PT no DF
O deputado distrital Ricardo Vale (PT) marcou presença na noite desta quinta-feira (21) no evento de comemoração os 30 anos da eleição do 1º Governo do Partido dos Trabalhadores no Distrito Federal. Em um Plenário lotado de filiados e simpatizantes do PT, o deputado disse que as comemorações servem para marcar um “momento importante” que…