youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

TSE: abstenção fica perto do total de eleitores ausentes na pandemia

By  |  0 Comments

A abstenção dos eleitores no segundo turno das eleições municipais ficou próxima do patamar registrado durante as restrições provocadas pela pandemia de covid-19.

A Justiça Eleitoral registrou neste domingo (27), em todo o país, a ausência de 29,26% do eleitorado. O percentual equivale a 9,9 milhões de eleitores que não compareceram às urnas. O número de ausentes foi consolidado nesta segunda-feira (28) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em 2020, durante a pandemia de covid, a abstenção no segundo turno foi de 29,53%. Nas eleições presidenciais de 2022, abstenção no segundo turno foi de 20,57%. 

Capitais

O alto índice de abstenção no segundo turno foi registrado principalmente em capitais das regiões Sul e Sudeste do país.

A maior abstenção entre as capitais foi registrada em Porto Alegre, onde o índice chegou a 34,83%, ou seja, 381.965 eleitores não foram votar na capital gaúcha.

Em seguida, aparecem no ranking as seguintes capitais: Goiânia (34,20%); Belo Horizonte  (31,95%); São Paulo (31,54%) e Curitiba (30,37%). Somente na capital paulista, a abstenção significou a ausência de 2,9 milhões de eleitores.

Enchentes

No Rio Grande do Sul, a alto índice de abstenções também afetou os municípios que foram atingidos pelas enchentes que inundaram grande parte do estado em maio deste ano.

Em algumas cidades, urnas eletrônicas e locais de votação foram danificados durante a situação de calamidade. Além disso, moradores que perderam suas casas passaram a viver em outros municípios e não regularizaram o título de eleitor.

Em Canoas, 35,72% dos eleitores não compareceram às urnas. Em Caxias do Sul, o percentual de ausentes foi de 28,64%.

Na avaliação do presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio Grande do Sul,  Voltaire de Lima Moraes, a abstenção no estado foi menor do que o órgão projetava.

“Precisamos analisar com maior profundidade essa questão relacionada com a abstenção, principalmente em algumas cidades. Em outras, nós tivemos uma diminuição da abstenção, levando em consideração as eleições de 2016, 2020 e 2024. Em 2016, não havia problema nenhum de enchente, nem de pandemia, e essas cidades conseguiram reduzir. Nós temos que verificar porque isso ocorreu”, comentou.

TSE

Ontem (27), ao divulgar o balanço do segundo turno, a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, também disse que vai avaliar o fenômeno do aumento das abstenções.

Segundo a ministra, um levantamento será feito nos tribunais regionais eleitorais e finalizado até a diplomação dos prefeitos e vereadores eleitos, que ocorrerá em dezembro deste ano.

Justificativa

Os eleitores que não votaram no segundo turno têm até 7 de janeiro de 2025 para justificar a ausência. O prazo é de 60 dias após o pleito.

A Justiça Eleitoral recomenda que a justificativa seja feita preferencialmente pelo aplicativo (App) e-Título.

O App pode ser baixado gratuitamente nas lojas virtuais Apple e Android. Ao acessar o e-Título, o cidadão deve preencher os dados solicitados e enviar a justificativa. O eleitor também deverá pagar a multa estipulada pela ausência nos turnos de votação. Cada turno equivale a R$ 3,51 de multa.

O eleitor que não votar e deixar de justificar sua ausência por três vezes consecutivas pode ter o título suspenso ou cancelado.

A ausência cria diversas dificuldades, como ficar impedido de tirar passaporte, fazer matrícula em escolas e universidades públicas e tomar posse em cargo público após ser aprovado em concurso público.

Com informações da Agência Brasil

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • GDF inaugura pavimentação de acesso ao CED Incra 9 e vai levar asfalto a mais escolas em Ceilândia

    GDF inaugura pavimentação de acesso ao CED Incra 9 e vai levar asfalto a mais escolas em Ceilândia

    Com objetivo de facilitar o deslocamento de professores, alunos e toda a comunidade escolar, a governadora em exercício Celina Leão inaugurou, nesta terça-feira (15), a pavimentação da via que dá acesso ao Centro Educacional (CED) Incra 9, em Ceilândia. Essa é mais uma ação do programa Caminho das Escolas, que visa garantir mais segurança e…

  • ‘Catadores do DF estão há três meses sem salário’, denuncia Magno

    ‘Catadores do DF estão há três meses sem salário’, denuncia Magno

     Aspectos diversos da relação da cidade com o meio ambiente vieram à tona na sessão desta terça-feira (15) da CLDF. O deputado Gabriel Magno (PT) alertou que catadores de material reciclado do Distrito Federal estão há três meses sem receber salário, embora estejam trabalhando regularmente junto às cooperativas responsáveis pela triagem e reciclagem do lixo.…

  • Feriado terá linhas especiais e transporte público gratuito; veja como fica

    Feriado terá linhas especiais e transporte público gratuito; veja como fica

    A frota do transporte público será reforçada por conta dos eventos que vão acontecer no Morro da Capelinha, na sexta-feira (18), e na Esplanada dos Ministérios, que vai receber shows em celebração aos 65 anos de Brasília, entre sábado (19) e segunda (21). A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) vai reativar quatro linhas para…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *