youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Serviços essenciais como de saúde, transporte e segurança funcionarão em esquema especial neste final de semana, com as celebrações de fim de ano e a posse do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva

By  |  0 Comments

Confira o que funciona na virada do ano e na posse do presidente eleito

 

 (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)

(crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)

O último final de semana promete ser agitado na capital federal. Além da virada do ano, que terá uma programação especial na cidade, Brasília vai receber pessoas de várias partes do país e do mundo para a posse do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). São esperadas até 300 mil pessoas para prestigiar os ritos oficiais da posse, além das apresentações culturais, que terão atrações de todo o Brasil. Com a proximidade das comemorações, a população do Distrito Federal deve ficar atenta ao funcionamento do comércio, dos pontos turísticos, dos movimentos culturais e dos serviços públicos que terão o esquema de funcionamento diferenciado, com o horário reduzido, além de segurança reforçada durante os dois dias.

A programação começa na sexta, com o Viva 2023, em cinco locais simultaneamente: Eixo Cultural Ibero-americano (antiga Funarte), Prainha, Gama, Ceilândia e Sobradinho. Ao total, mais de 50 artistas locais vão se apresentar em espaços de grande movimentação do Distrito Federal. Os eventos na cidade terminam no domingo, com a posse presidencial. Para manter a capital federal em ordem, o transporte público e os órgãos de segurança receberão reforço. Confira, abaixo, o que muda no DF.

Transporte Público

No sábado, o Metrô-DF irá operar das 5h30 às 2h do dia seguinte. Entretanto, embarque e desembarque nas estações terão funcionamento diferentes. Das 5h30 às 23h30, será permitido o embarque e o desembarque de passageiros em todas as estações. Das 23h30 às 2h, apenas as estações Central, Estrada Parque e Terminal Ceilândia estarão abertas para o embarque. O desembarque ocorrerá em todas as estações.

No domingo, quando ocorrerão as cerimônias de posse dos governantes eleitos, o funcionamento será das 9h às 2h da segunda-feira. No entanto, a operação seguirá especificações: das 9h às 22h, todas as estações estarão abertas para embarque e desembarque; das 22h às 2h, somente a Estação Central estará aberta para embarque. O desembarque de usuários do transporte ocorrerá em todas as estações. Não será adotada a gratuidade no transporte público, como visto nas eleições gerais deste ano, e na segunda-feira o funcionamento retoma à normalidade.

Saúde

A Secretaria de Saúde do DF informou ao Correio que as emergências dos hospitais regionais, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e a Casa de Parto de São Sebastião funcionam de maneira ininterrupta, em plantão 24h. A emergência odontológica do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) também não vai parar em virtude do feriado.

Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) do tipo III e os Centros de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas III (Caps AD III) funcionarão de forma ininterrupta. Já os dos tipos I e II, inclusive Caps AD II e Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (Capsi), não abrem aos fins de semana, retornando na segundas-feiras (2/01).

Também não funcionam durante os finais de semana as Unidades Básicas de saúde (UBSs), farmácias de alto custo e os ambulatórios policlínicos, que voltam a funcionar em 2 de janeiro. A Fundação Hemocentro fará atendimento das 7h às 12h no último dia do ano.

Secretaria de Justiça

Os serviços prestados pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), como o Na Hora, Procon, o Conselho Tutelar, o Centro Integrado 18 de Maio e o Pró-vítima não funcionarão presencialmente nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro de 2023. A pasta informa que as demandas urgentes para o Conselho Tutelar podem ser registradas pelo telefone 125 ou pelo endereço de e-mail cisdeca@sejus.df.gov.br. Já as demandas urgentes do Centro Integrado 18 de Maio serão atendidas pelo telefone (61) 98314-0636, das 8h às 20h.

Os Núcleos do Programa Pró-Vítima estarão fechados, mas funcionarão em regime de plantão. O contato pode ser feito pelos telefones indicados no site da Secretaria de Justiça do Distrito Federal.

Comércio

O Sindicato do Comércio Varejista do Distrito Federal (Sindivarejista-DF) informa que o comércio vai funcionar até às 15h do dia 31 de janeiro. As lojas não abrirão em 1º de janeiro. O expediente volta ao nornal no dia 2.

Água e luz

Não haverá expediente nos escritórios regionais e postos do Na Hora e da Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb). Para garantir o atendimento aos serviços essenciais, equipes de manutenção seguirão trabalhando em regime de plantão. O atendimento remoto será por meio do portal de serviços, agência virtual, aplicativo, site e pelo telefone 115.

As lojas de atendimento e a agência móvel da Neoenergia Brasília funcionarão normalmente na sexta. Os canais de atendimento virtuais e o plantão operacional da distribuidora seguirão disponíveis 24 horas, para prestar orientações, registrar e prestar atendimento.

Segurança

O policiamento e os batalhões da Polícia Militar (PMDF), assim como as delegacias da Polícia Civil (PCDF), incluindo a de Atendimento à Mulher (Deam) e a da Criança e do Adolescente (DCA), seguem em funcionamento 24 horas. Ocorrências podem ser registradas pelos números 190 e 197.

A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF) disponibilizarão equipes de plantonistas 24 horas pelos telefones 199 ou 193.

Trânsito

O Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER-DF) informa que as operações de fluidez no trânsito acontecerão normalmente na sexta-feira. No sábado e domingo, como de costume, as operações não serão realizadas.

Lazer

O funcionamento do Zoológico nos dias 31/12 e 1° de janeiro será normal, das 8h30 às 17h. No domingo, o Eixão do Lazer será aberto ao público. O Jardim Botânico não funcionará no sábado, nem no domingo.

Fonte: Correio Braziliense

Siga nossas redes sociais

https://linktr.ee/jornaltaguacei
https://linktr.ee/ceilandiaemalerta

Jornalista

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *