Ir para o conteúdo
Casa curso gratuito Vai fazer Enem? Governo federal cria cursinho para estudantes no DF
curso gratuitoEducação

Vai fazer Enem? Governo federal cria cursinho para estudantes no DF

Compartilhar
Compartilhar

Estudantes vão ganhar bolsa e projeto terá vigência em 2024 e 2025 com 160 alunos. Professores e monitores também serão selecionados

Governo federal criou o projeto Cursinho Popular do Pronasci, com o objetivo dar oportunidade a estudantes de ensino médio se prepararem para o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). O programa foi lançado nesta quinta-feira (28/12) pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

O projeto tem vigência para 2024 e 2025, e deve selecionar 80 estudantes por ano, totalizando 160 alunos até o final do projeto, com o pagamento de bolsas. Também serão selecionados dois professores do Instituto Federal de Brasília (IFB) e 22 para professores para lecionar por dois anos. O governo vai investir R$ 1,3 milhão pelos dois anos do programa.

O projeto também vai selecionar 20 estudantes de graduação para ganhar bolsas e monitorar os cursos durante a execução do projeto. Segundo o ministério, o projeto tem como objetivo desenvolver estratégias para a redução da criminalidade infanto-juvenil.

A partir de janeiro de 2024, o projeto iniciará sua primeira etapa de seleção de professores do IFB para coordenar as atividades do cursinho preparatório, juntamente com estudantes de graduação e pós-graduação do Instituto, para a monitoria das aulas.

A partir de março de 2024, serão selecionados estudantes do Ensino Médio ou que já tenham concluído o curso, como, também, alunos do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) para participarem do cursinho preparatório de 2024.

A segunda etapa do projeto ocorrerá em 2025, com a seleção de novos professores e estudantes do ensino médio ou EJA, proporcionando a outra metade das bolsas.

O projeto faz parte do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci 2), lançado em março deste ano, e tem como foco o combate à criminalidade no país. O programa renasce com outro foco, agora, no combate à violência contra as mulheres.

Com informações do Metrópoles

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Compartilhar
Compartilhado por
Jeová Rodrigues

Jornalista

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

MEC divulga lista de espera das vagas remanescentes do Fies

O resultado da lista de espera das vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil...

Alunos da rede pública do DF se preparam para a Olimpíada Brasileira de Astronomia 2025

As escolas públicas do Distrito Federal estão mobilizadas para a 28ª edição...

Enem 2025: saiba critérios para pedir isenção da taxa de inscrição

As pessoas que solicitaram isenção da taxa de inscrição para o Exame...

Inscrição para a seleção estudantil da UnDF termina neste domingo (18) 

Interessados em estudar em uma universidade pública e gratuita têm até este...