Artista plástico português Vhils exibe, em Brasília, retratos esculpidos em portas antigas
O artista plástico português Alexandre Farto, reconhecido por intervir na paisagem de cidades ao redor do mundo traz a Brasília a mostra “Incisão”, que fica em cartaz até dia 3 de março na Caixa Cultural, na Asa Sul. A entrada é gratuita.
Mais conhecido como Vhils, o artista exibe as técnicas preferidas: corte, subtração e descasque de superfícies para criar rostos humanos anônimos. Na mostra, ele reúne 17 portas antigas cravadas à mão. Quatro delas foram esculpidas coletivamente com indígenas da Aldeia Araçaí, no Paraná.
A exposição também inclui um grande painel formado por 18 fotos, vídeos de internvenções artísticas e do processo de criação de Vhils, além de textos do português.
Quem é esse?
Alexandre Manuel Dias Farto, de 32 anos, é pintor e grafiteiro. Conhecido no meio artístico como Vhils, ele se interessou pelas artes plásticas aos 10 anos e se iniciou no grafite três anos depois, quando começou a pintar nas ruas de Seixal, onde nasceu.
Ainda jovem, passou a pintar cartazes publicitários de branco para, após secos, descascá-los, criando formas e personagens. Assim desenvolveu a técnica que, até hoje, aplica em suas obras.
Aos 19 anos, mudou-se para Londres, onde se tornou conhecido. A arte de rua de Vhils com retratos de anônimos em paredes danificadas ou fachadas de casas abandonadas lhe renderam destaque mundial.
O artista chegou a ser convidado para expor no “Cans Festival”, organizado por Banksy. O português tem trabalhos espalhados por cidades de todo o mundo, como Moscou, Nova Iorque, Los Angeles, Grottaglie, Bogotá, Medellin e Cali.
Programe-se
“Incisão”, de Alexandre Farto
Data: até 3 de março
Hora: 9h às 21h (terça a domingo)
Local: Caixa Cultural – Setor Bancário Sul, Qd.4, Lt. 3/4
De graça