Secretário adjunto de Gestão em Saúde do DF é o novo indicado para gerir Instituto Hospital de Base
Após recuar da decisão de indicar a psiquiatra Renata Rainha para o comando do Instituto Hospital de Base, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), deve indicar o atual secretário Adjunto de Gestão em Saúde da Secretaria de Saúde, Francisco Araújo, para a presidência do novo instituto de saúde de Distrito Federal.
O órgão passará a gerir as seis Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) e o Hospital de Santa Maria. A lei aprovada pela Câmara Legislativa do Distrito Federal já está com o chefe do Executivo e aguarda sanção.
O anúncio deve ser feito na tarde desta quarta-feira (30) e a indicação para o comando do instituto deve ser enviado à avaliação do Conselho de Saúde do Instituto Hospital de Base, marcada para esta tarde. O gestor aprovado terá um mandato de dois anos, renovável por igual período.
Na sexta-feira (25), o governador indicou a psiquiatra Renata Soares Rainha para comandar o novo instituto, mas recuou da decisão nesta terça-feira (29), porque a mãe de Renata, Rose Rainha, é a atual presidente da Fundação Ulysses Guimarães no DF. A entidade é ligada ao MDB e, segundo o Buriti, há uma cláusula no estatuto do Instituto Hospital de Base que impede esse tipo de vínculo.