Vários corpos foram recuperados do rio Potomac, em Washington, após a colisão entre um avião de passageiros e um helicóptero militar, informou a imprensa americana na madrugada desta quinta-feira.
O canal CBS News citou uma fonte policial que afirmou que “pelo menos 18 corpos foram recuperados”, enquanto a NBC informou que “mais de 12 corpos” foram encontrados, segundo duas fontes envolvidas na operação de busca.
“As duas aeronaves estão na água”, afirmou a prefeita da capital americana, Muriel Bowser, em uma entrevista coletiva na madrugada de quinta-feira.
“O voo 5342 da American Eagle, que seguia de Wichita, Kansas (ICT), para Washington (…) sofreu um acidente, com 60 passageiros e quatro membros da tripulação a bordo”, informou a American Airlines.
Em um vídeo publicado no site da companhia aérea, o CEO da empresa, Robert Isom, expressa “profundo pesar” pelo acidente, que aconteceu quando o avião estava a ponto de pousar no aeroporto Ronald Reagan.
O helicóptero era um modelo Black Hawk e estava com três militares a bordo, segundo uma fonte do exército dos Estados Unidos que não revelou mais detalhes.
O aparelho estava em um “voo de treinamento”, informou um porta-voz militar em uma mensagem publicada na rede social X pelo secretário de Defesa, Pete Hegseth.
As autoridades da aviação civil não informaram se a colisão deixou vítimas, mas o jornal Washington Post, que citou fontes que pediram anonimato, afirmou que a polícia começou a retirar vários corpos do rio Potomac.
A polícia de Washington afirmou que “no momento não há informação confirmada sobre vítimas”.
Na rede social X, o senador de Kansas Roger Marshall chamou o acidente de “pesadelo”.
“Fluxo de faíscas”
Uma testemunha, Ari Schulman, contou que estava dirigindo para casa quando viu o que descreveu como “um fluxo de faíscas” e algo parecido com fogos de artifício quando ocorreu a colisão.
“Inicialmente, eu vi o avião e parecia que estava bem, normal. Estava a ponto de pousar”, declarou ao canal CNN.
“Três segundos depois estava completamente inclinado à direita… Eu conseguia ver a parte inferior, estava iluminado com um amarelo muito brilhante, e havia um fluxo de faíscas embaixo dele”, acrescentou.
O aeroporto Ronald Reagan anunciou a suspensão de todos os pousos e decolagens.
“Que Deus os abençoe”, afirmou o presidente Donald Trump em um comunicado. Algumas horas mais tarde, em sua plataforma Truth Social, o republicano escreveu que o acidente “deveria ter sido evitado”.
“Por que a torre de controle não disse ao helicóptero o que fazer, em vez de perguntar se viram o avião. Esta é uma situação ruim que parece que deveria ter sido evitada”, escreveu Trump.
No local do acidente, policiais e bombeiros participam em uma operação de busca e resgate.
O comandante dos bombeiros de Washington, John Donnelly, afirmou em uma entrevista coletiva que “as condições são extremamente difíceis para os socorristas” devido ao “frio, vento forte e gelo” no rio.
A secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, anunciou que mobilizou “todos os recursos disponíveis da Guarda Costeira dos Estados Unidos”.
Vídeos publicados nas redes sociais mostram helicópteros sobrevoando o rio durante as buscas.
Perto do aeroporto, dezenas de luzes intermitentes foram ativadas nas margens do rio Potomac durante a madrugada.
Dezenas de caminhões de bombeiros também seguiram para o local, alguns com reboques que transportavam botes infláveis.
Com informações do Jornal de Brasília
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Lula entrega PEC da Segurança Pública para tramitação no Congresso
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva entregou nesta quarta-feira (23) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública aos presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP); e da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB). A ideia da PEC é desburocratizar e dar mais eficiência ao trabalho das autoridades no combate às organizações…
CCJ da Câmara vai analisar recurso de Glauber contra cassação nesta 5ª
O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, deputado Paulo Azi (União Brasil-BA), marcou para quinta-feira (24/4) a análise do recurso do deputado Glauber Braga (PSol-RJ) contra a decisão do Conselho de Ética da Casa que cassou seu mandato. A sessão está agendada para 9h (horário de Brasília). Azi designou o deputado Alex Manente…
Brasília será sede de sete campeonatos nacionais de ginástica em 2025
A Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal firmou parceria com a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) para a realização de uma série de campeonatos nacionais da modalidade em Brasília ao longo de 2025. A iniciativa foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta quarta-feira (23) e reforça a capital como referência na recepção de…
Deixe um comentário